Náutico

NÁUTICO

Júlio César brilha em defesa de pênalti, Náutico bate o Salgueiro e dispara na liderança

Contra o vice-líder, Timbu encontrou mais dificuldades, mas manteve os 100%

postado em 11/02/2016 00:26 / atualizado em 11/02/2016 02:01

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Era o jogo do líder contra o vice-líder. Um confronto de invictos. De um lado o Náutico com seus 100% de aproveitamento. Do outro, o Salgueiro que seguia imbatível mesmo após enfrentar Sport e Santa Cruz. E se tecnicamente a partida deixou muito a desejar, não faltou disposição e entrega de ambos os lados. Em um embate marcado pelo equilíbrio, prevaleceu quem foi mais eficaz. Daniel Morais marcou o único gol do jogo, que ainda teve um pênalti perdido pelos sertanejos. Vitória suada do Náutico, que, com três vitórias em três rodadas, dispara na liderança do Pernambucano.

O equilíbrio foi a tônica no primeiro tempo. É verdade que o Náutico, à imagem do que o time já vem apresentando neste Pernambucano, dominava a posse de bola. O Salgueiro, entretanto, e também fiel à estratégia que havia mostrado frente a Sport e Santa Cruz, fechava bem os espaços para a sua área. Com um sistema defensivo armado em 4-1-4-1, com as linhas bem compactas, os sertanejos impediam a progressão timbu no setor ofensivo.

Para tentar furar esta retranca, o alvirrubro apostava na boa visão de jogo e qualidade de passe do volante Rodrigo Souza, que diante de uma atuação apagada do meia Caíque, era o principal municiador do jogo ofensivo do Náutico. Foi somente de bola parada, entretanto que o Timbu conseguiu achar seu primeiro gol. Bérgson, que havia falhado duas cobranças de escanteios anteriormente, acertou o pé e encontrou Daniel Morais, que, com uma cabeçada precisa, desencantou no Estadual e balançou as redes do Carcará.

Atrás no marcador, o Salgueiro se viu forçado a abrir mais seu jogo, dando, assim, mais espaços para que o Náutico explorasse outra de sua marca neste Pernambucano: a velocidade. E foi assim que o Timbu esteve próximo de ampliar o marcador por duas vezes. Daniel Morais e Rony, falharam no momento da concretização dos lances e a partida foi para o intervalo com o Náutico à frente pelo placar mínimo.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/02/10/1468/20160210235259599884a.jpg', 'id_content': 3247924L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/nautico/2016/02/10/galeria_nautico,1468/fotos-nautico-1-x-0-salgueiro.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: N\xe1utico 1 x 0 Salgueiro', 'id_pk': 1468L, 'id_conteudo': 3247924L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: N\xe1utico 1 x 0 Salgueiro', 'id_treeapp': 46, 'descricao_destaque': 'J\xfalio C\xe9sar brilha em defesa de p\xeanalti, N\xe1utico bate o Salgueiro e dispara na lideran\xe7a ', 'schema': 'foto_12711703576'}

Segundo tempo

O Náutico demorou a acordar na segunda etapa. Apático, sem intensidade ofensiva e frágil no balanço defensivo, o Timbu viu o Salgueiro tomar conta do jogo. Com apenas sete minutos, a equipe sertaneja já havia criado três boas oportunidades para igualar o marcador. Aos 13, após boa triangulação no lado direito defensivo alvirrubro, Piauí penetrou na área e sofreu falta de Ronaldo Alves. Júlio César, porém, agigantou-se diante de Rogério, que foi incapaz de bater o guardião alvirrubro na cobrança da grande penalidade.

Somente aos 22 minutos e depois de mais um lance perigoso do Carcará é que o Timbu acordou para a partida. Para isso, Dal Pozzo precisou colocar em campo Eduardinho e Ratão, na tentativa de recuperar mais controle na posse de bola. Entretanto, era na base da correria de Rony, sempre pelo lado direito do ataque, que o Náutico conseguia chegar à área do Salgueiro. As chances, porém, eram desperdiçadas uma após a outra, como a que Eduardinho, debaixo do gol, mandou por cima da barra. E o placar se manteve em Náutico 1 a 0 Salgueiro.

Ficha do jogo

Náutico 1

Júlio César; Rafael Pereira, Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Gastón; Elicarlos e Rodrigo Souza; Bérgson (Thiago Santana), Caíque (Eduardinho) e Rony; Daniel Morais (Rafael Ratão). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Salgueiro 0
Mondragon, Marcos Tamandaré, Ranieri, Rogério e Daniel; Rodolfo Potiguar (Nilson), Moreilândia (Paulinho Mossoró), Alexon (Anderson Lessa) e Jeferson Berger; Cassio e Piauí. Técnico: Sérgio China

Local: Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata-PE). Árbitro: Sebastião Rufino Ribeiro Filho. Assistentes: Bruno Cesar Chaves Vieira e Cleberson Nascimento Leite. Gol: Daniel Morais (Náutico). Cartões amarelos: Gastón, Daniel Morais, Ronaldo Alves (Náutico); Moreilândia, Jeferson Berger, Ranieri, Rogério, Nilson (Salgueiro). Público: 2.893. Renda: R$ 56.775,00.