Náutico

SÉRIE B

Náutico faz primeiro tempo ruim, perde por 2 a 1 para o Ceará e se afasta do G4 da Série B

Alvirrubro ensaiou uma reação no segundo tempo, com as entradas de Hugo e Renan Oliveira, mas não conseguiu evitar a derrota e chegou ao quarto jogo sem vencer

postado em 25/06/2016 18:26 / atualizado em 25/06/2016 21:46

Marcel Tito /Diario de Pernambuco

 LC MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Mais três pontos e o Náutico estaria de volta ao G4 da Série B. O Timbu, entretanto, em nenhum momento da partida contra o Ceará, neste sábado, ficou perto de conquistá-los. Sobretudo pelo primeiro tempo improdutivo, em parte pelas escolhas do técnico Alexandre Gallo. Equívocos corrigidos no intervalo e que tiveram um resultado positivo, não o suficiente para desfazer por completo a vantagem criada pelo adversário. Resultado: derrota por 2 a 1 e G4 mais distante - começou a rodada em 6º e agora está em 8º.

Alexandre Gallo tinha Renan Oliveira e Hugo para utilizar como principal articulador da equipe. Preferiu, porém, manter Caíque Valdívia. Pensava, certamente, na maior velocidade do atleta diante dos seus concorrentes. A tática seria aproveitar os contra-ataques. Não deu certo. Vários fatores atestam o erro na escolha do treinador. O placar da primeira etapa, as mudanças promovidas pelo técnico no intervalo, o resultado dessas mudanças.

Nos primeiros 47 minutos da partida, o Náutico foi improdutivo. Chegou pouco ao ataque em comparação ao Ceará, que escolheu o lado direito do seu ataque para efetuar as suas primeiras investidas. Insistiu no corredor, exclusivamente, pelos 15 minutos iniciais. Não conseguiu nenhum lance contundente, assim como o Timbu não conseguiu encaixar nenhum contra-ataque eficiente. Numa formação que privilegiava a velocidade, faltou a qualidade do passe.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DA SÉRIE B DO BRASILEIRO

Apesar da maior iniciativa do Ceará, a partida parecia seguir para um primeiro tempo sem gols. Até que Jefferson Nem cometeu uma falta desnecessária na intermediária de defesa. Numa disputa de bola, o atacante exagerou na virilidade e atingiu o adversário no rosto. O cronômetro marcava 30 minutos quando Eduardo cobrou, a bola desviou na barreira e entrou. Ceará 1 a 0.

Logo após arriscar o empate num chute distante de Joazi, que passou ao lado do gol de Éverson, o Náutico sofreu o segundo gol. Viu o Ceará executar bem o que ele, Náutico, tinha como proposta para o duelo. O gol nasceu num contra-ataque veloz, disparado por Wescley aos 40 minutos. Ele arrancou e fez um lançamento preciso para Bill, que acompanhava o lance. Ele saiu cara a cara com o goleiro Júlio César e tocou com categoria para fazer 2 a 0.

O placar poderia ter sido aumentado aos 43, quando Wescley fez boa jogada e tentou dar um chapéu em Gustavo Henrique, na área. O defensor alvirrubro, de forma infantil, colocou a mão na bola. Pênalti cobrado por Rafael Costa, defendido por Júlio César.

 LC MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

2º tempo
No intervalo, Gallo resolveu corrigir o erro na escalação timbu colocando não Renan Oliveira ou Hugo, mas os dois. Além de Caíque Valdívia, sacou o lateral esquerdo Henrique, colocando Gastón no setor - até para melhorar a marcação numa região muito explorada pelo Ceará no primeiro tempo. O resultado foi imediato.

O Náutico não só melhorou em campo como passou a jogar melhor do que o Ceará. Com mais trocas de passe, a velocidade dos homens do ataque começou a ser utilizada com eficiência. A reação no placar veio aos 4 minutos. Renan Oliveira acertou um lançamento preciso para Rony. O atacante chegou antes do goleiro e, com o gol aberto, diminuiu a vantagem do Ceará.

O gol e a melhora alvirrubra deixaram o Ceará nervoso na partida. Os alvinegros demoraram a acertar a marcação nos dois meias do Náutico - principalmente em Renan Oliveira -, que não aproveitou o momento como deveria. Com isso, o Ceará conseguiu estabilizar a partida e voltou a investir no lado direito do seu ataque. Teve uma boa chance de marcar o terceiro aos 34, quando Bill chutou forte, após levar vantagem numa disputa com Rafael Pereira. Júlio César defendeu. Gallo ainda tentou o empate colocando fôlego novo no ataque, com Odilávio. Mas o placar permaneceu inalterado.

FICHA DO JOGO

Ceará

Éverson; Eduardo, Valdo, Charles e Thallyson; João Marcos, Richardson, Felipe e Wescley (Marino - 32' do 2ºT); Rafael Costa (Rafinha - 18' do 2ºT)e Bill (Ricardinho - 41' do 2ºT). Técnico: Sérgio Soares

Náutico
Júlio César; Joazi, Rafael Pereira, Eduardo e Henrique (Renan Oliveira - intervalo); Gastón, Gustavo Henrique, Jefferson Nem e Caíque Valdívia (Hugo - intervalo); Bergson (Odilávio - 26' do 2ºT) e Rony. Técnico: Alexandre Gallo

Estádio: Castelão (Fortaleza-CE). Árbitro: Cláudio Fransico Lima e Silva (SE). Assistentes: Vaneide Vieira de Gois (SE) e Daniel Vidal Pimentel (SE). Gols: Eduardo (30' do 1ºT) e Bill (40' do 2ºT); Rony (4' do 2ºT). Cartão amarelo: Tallyson e Bill (C); Gustavo Henrique (N). Público: 15.594. Renda: R$ 213.098.