Náutico

NÁUTICO

Invicto sob o comando de Givanildo Oliveira, Náutico bate o Paraná por 2 a 1 fora de casa

Timbu abriu dois gols de vantagem, mas viu ainda adversário diminui a vantagem e chegar perto do empate mesmo com um homem a menos em campo

postado em 24/09/2016 18:10 / atualizado em 24/09/2016 19:22

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

 JOKA MADRUGA/FUTURA PRESS
Invicto no comando do Náutico, o técnico Givanildo Oliveira vem dando mostras que o acesso pode se tornar realidade para o Timbu. Mais um importante passo rumo ao G4 da Série B do Brasileiro foi dado na tarde deste sábado, na Vila Capanema, em Curitiba. O Alvirrubro soube se prevalecer sobre o Paraná e ganhou o jogo por 2 a 1. Assim, mantém a  diferença de três pontos para a zona de acesso à Primeira Divisão, mas diminui a quantidade de clubes na sua frente.

O Timbu teve uma postura digna de mandante no início da partida. Embora com o volante Rodrigo Souza iniciando no lugar do meia Renan Oliveira, o que teoricamente poderia deixar o meio-campo da equipe com uma vocação mais defensiva, o Náutico não se furtou em tomar as rédeas do jogo. Criou as melhores oportunidades no primeiro tempo. Servindo-se também de frequentes erros de passes do adversário, o time pernambucano poderia ter aberto o placar já aos oito minutos, quando Rafael Pereira cabeceou a bola após escanteio e obrigou o goleiro Marcos a espalmá-la para escanteio. Karanga quase faz um gol contra a favor do Alvirrubro, aos 21.

As respostas do Paraná vinham em esporádicos contra-ataques, principalmente pelas beiradas. Um chute cruzado dado por Diego Tavares precisou da intervenção de Júlio César. Pouco demais para quem jogava em casa e precisava da vitória após três derrotas consecutivas na Segundona. Frente a um time com baixo poderio ofensivo e com uma defesa sofrível, não demorou para os comandados de Givanildo Oliveira inaugurarem a contagem.

E foi justamente Rodrigo Souza quem acabou fazendo 1 a 0 para o Náutico, aos 25 minutos. Muito graças a Marco Antônio, que assistiu o colega. O Paraná acordou com o golpe e tentou encurralar o Náutico, que amoleceu na marcação, terminando o primeiro tempo com quase metade da posse de bola dos oponentes. Um volume, entretanto, não convertido em mais chances reais.

Segundo tempo

O jogo praticamente foi definido com somente um minuto do segundo tempo. Inspirado, Marco Antônio deu assistência para mais um gol. Dando um lançamento de trás do meio-campo, o armador achou Rony. Com uma frieza não muito comum a ele, o atacante fez 2 a 0. Os paranistas se complicaram ainda mais sete minutos depois. Anderson Uchôa deu uma entrada dura em Vinícius e foi expulso pela arbitragem. Mesmo com um jogador a menos, o Paraná chegou a diminuir com Fernando Karanga, aos 17, em lance de bola parada. O Tricolor de Curitiba teve como empatar. Foram pelo menos três chances claras. Júlio César e Gaston evitaram o pior. Quando caiu de produção, porém, a sorte acompanhou o Náutico.

Ficha do jogo


Paraná 1
Marcos; Lucas Taylor (Murilo Rangel), Leandro Silva, Leonardo e Henrique Gelain (Fernandes); Anderson Uchôa, Lucas Otávio, Nadson, Diego Tavares e Guilherme Queiroz (Henrique); Fernando Karanga. Técnico: Marcelo Martelotte.

Náutico 2
Júlio César; Joazi, Rafael Pereira (Igor Rabello), Adalberto e Gaston; João Ananias, Rodrigo Souza (Negretti), Marco Antônio e Vinícius; Rony e Bergson (Yuri Mamute). Técnico: Givanildo Oliveira.

Estádio: Durival de Brito (Curitiba-PR). Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE). Assistentes: Ailton Farias da Silva (SE) e Daniel Vidal Pimentel (SE). Gols: Rodrigo Souza (25’ do 1T, Náutico); Rony (1’ do 2T, Náutico) e Fernando Karanga (17’ do 2T, Paraná). Cartões amarelos: Leandro Silva, Fernando Karanga, Pitty e Murilo Rangel (Paraná); Rony e Gaston (Náutico)
Cartão vermelho: Anderson Uchôa (8' do 2ºT, Paraná). Público: 2.863.