Náutico

NÁUTICO

Náutico perde por WO por falta de atletas e é eliminado da Copa do Brasil sub-17

Time ainda entrou em campo para evitar punição, mas jogo foi encerrado aos 26 segundos após um dos sete jogadores deixar o campo lesionado

postado em 27/09/2017 17:45 / atualizado em 27/09/2017 20:07

Reprodução
O Náutico passou na tarde desta quarta-feira uma das maiores vergonhas da sua história de 116 anos. E que não está ligada a péssima campanha na Série B, na qual está na vice-lanterna, a nove pontos do primeiro time fora do Z4. O vexame veio nas categorias de base. Na estreia da Copa do Brasil sub-17, os alvirrubros entraram em campo com apenas sete jogadores para enfrentar o Atlético-MG, no estádio Ademir Cunha, em Paulista. Assim, o Timbu acabou eliminado da competição.
 
O número é o mínimo permitido para que aconteça um jogo de futebol. Porém, a partida não chegou a ser disputada. Isso porque, temendo uma goleada, um dos atletas acusou uma lesão forçando o árbitro a encerrar o encontro, aos 46 segundos do primeiro tempo.
 
Segundo apurou a reportagem do Superesportes, o Náutico só tinha os sete atletas que entraram em campo registrados na CBF para a disputa da Copa do Brasil sub-17. Na última segunda-feira, o clube deu entrada para registrar outros 12 jogadores e assim ter um elenco mínimo para disputar a competição. Porém, as regularizações não saíram a tempo, forçando o clube a entrar em campo com o número mínimo de atletas permitido.
 
A intenção, assim, era evitar um derrota por W.O., quando não há o comparecimento de um dos times ao jogo, o que poderia gerar punições futuras ao clube. Porém, a CBF confirmou o placar. Com o jogo encerrado antes do seu primeiro minuto, o Atlético-MG foi declarado vencedor da partida por 3 a 0 e avança de fase.
 
Segundo a assessoria de imprensa do Náutico, o clube irá se pronunciar sobre o ocorrido apenas por nota oficial ainda a ser publicada.
 
Vale lembrar que esse não é o primeiro vexame que o Timbu passa nas categorias de base em nível nacional. Em maio deste ano, o clube foi eliminado da Copa do Brasil Sub-20 por ter escalado um jogador de forma irregular, quando eliminou o Corinthians, na primeira fase. 
Reprodução
 

No início da noite desta quarta-feira, o Náutico divulgou uma nota oficial sobre o episódio. Confira a íntegra do documento abaixo:

NOTA OFICIAL

Com relação aos problemas envolvendo a nossa equipe Sub-17, que resultaram no cancelamento da partida contra o Atlético-MG, pela Copa do Brasil, o Clube Náutico Capibaribe tem a esclarecer o seguinte:

Quando a atual Diretoria de Base assumiu, encontrou um quadro grave e sem perspectiva imediata de solução. Apenas seis atletas estavam regularmente inscritos na CBF, um número inferior ao mínimo para disputa de uma partida.

Diante da situação de abandono a que estava submetido o grupo, os gestores tentaram a improvável reversão daquela realidade, num curto prazo. No caso específico da Copa do Brasil, em questão aqui, a diretoria empenhou-se para regularização do maior número possível de jogadores, para que o clube não se visse impedido de participar. O que inclui levantamento dos documentos e dos recursos financeiros necessários às inscrições.


Apesar do caos administrativo e financeiro herdado pela atual gestão, o que lamentamos profundamente, mas não podemos deixar de registrar, na última segunda-feira foram pagas as inscrições de mais 12 atletas, porém apenas dois jogadores tiveram o processo concluído e os nomes listados no Boletim Informativo Diário da CBF.

O desejo de disputar o campeonato, assegurando a presença do Náutico na competição nacional, e também de evitar a frustração dos atletas, levou a diretoria a colocar o time em campo com o número mínimo de jogadores. Ou seja, oito integrantes foram ao Estádio Ademir Cunha. Infelizmente, um deles sentiu-se mal no vestiário e outro não teve condições de seguir em campo, por contusão. Foi feito o possível, até o fim, mas o que estava configurado, no início deste novo período, não se conseguiu reverter.

Embora o sentimento hoje seja de tristeza e decepção, por não termos conseguido disputar o campeonato, fica a certeza de que foram despendidos todos os esforços que estavam ao alcance do Clube e, mais do que isso, a convicção de que uma situação deste tipo não mais se repetirá. Porque o clube precisa de dedicação, seriedade, responsabilidade e respeito. É isso o que o atual quadro de diretores se dispõe a oferecer. E vem cumprindo desde o primeiro momento.

O Náutico voltará a ser um clube formador e revelador de talentos. E ocupará novamente o seu merecido espaço no cenário esportivo nacional. Com uma gestão reconhecida e com títulos.


Diretoria Executiva do Clube Náutico Capibaribe