Náutico

NÁUTICO

Náutico fica na frente duas vezes, cede empate ao CRB e segue em missão difícil na Série B

Timbu conquistou primeiro ponto como visitante com o técnico Roberto Fernandes, mas seguem a oito pontos do primeiro time fora do Z4

postado em 17/10/2017 22:22 / atualizado em 18/10/2017 00:54

Leo Lemos / CNC
O Náutico esteve muito perto de conseguir a sua primeira vitória fora de casa sob o comando do técnico Roberto Fernandes. Por duas vezes, o Timbu esteve à frente do CRB, nesta terça-feira, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Mas não teve competência para segurar o resultado, ficando no empate por 2 a 2. O primeiro ponto como visitante com o treinador não ajudou muito a equipe pernambucana, que segue a oito pontos do Guarani -primeiro time fora da zona de rebaixamento. A diferença poderia cair para seis.

Sem tempo para lamentar, os alvirrubros já voltam a campo na próxima sexta-feira, para enfrentar o lanterna ABC, no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru.

O jogo

Para a partida, o técnico Roberto Fernandes teve que se virar para escalar o Náutico. Não bastasse ter oito jogadores ausentes, o comandante alvirrubro ainda perdeu, de última hora, o atacante Dico, que sentiu um desconforto muscular na coxa. Assim, foi preciso mandar a campo uma equipe remendada, com jogadores pouco aproveitados ao longo da Série B e um ataque formado pelos meias improvisados Rafinha e Bruno Mota.

Com tantos desfalques, a opção foi por uma formação mais precavida, com três volantes. Além de Amaral, o treinador resolveu dar oportunidades para o prata da casa Cal Rodrigues, além de Renan Paulino, que havia entrado em campo apenas três vezes na competição. O resultado de tantas mexidas foi um time desencontrado em campo. Com isso, apesar da proposta defensiva, o Náutico passou sufoco durante toda a primeira etapa.

Com o meio de campo perdido, sem que Renan, e principalmente Cal, fizessem o papel de marcação, o CRB desperdiçou uma chance atrás da outra. Esbarrando na falta de pontaria e nas boas defesas do goleiro Jefferson. Muitas dessas oportunidades dentro da área.

Porém, apesar de toda pressão, foi o Náutico que abriu o placar, fazendo jus ao batido ditado de “quem não faz, leva”. Assim, aos 24 minutos, em um chute despretensioso de fora da área, o lateral direito Sueliton contou com uma falha incrível do goleiro Édson Kholl para deixar o Timbu na frente. Foi o primeiro gol do Náutico fora de casa com Roberto Fernandes.

Com o gol “achado”, a missão do Náutico era segurar a vantagem. O que cabia dentro da estratégia montada pelo treinador. Mas não na prática. Aos 47, após mais uma falha na cobertura dos volantes, João Paulo, com extrema liberdade na entrada da área, acertou um chute indefensável para Jefferson, empatando a partida. 

Segundo tempo

Para a etapa final, até pela escassez de opções no banco de reservas, o Náutico voltou com a mesma formação. A mudança promovida por Roberto Fernandes foi de postura, com o time pernambucano procurando sair mais para o ataque nos minutos iniciais, com o meia Giovanni aparecendo um pouco mais para o jogo.

Do outro lado, o CRB, também com a necessidade de vitória, não deixou de buscar o gol de desempate, com Jefferson mais uma vez levando vantagem no duelo com o atacante Zé Carlos, fazendo outra boa defesa em cobrança de escanteio. O confronto, a essa altura, era aberto.  

Aos 12 minutos, Roberto Fernandes resolveu abrir mais a equipe sacando o improdutivo Cal Rodrigues para a entrada do também prata da casa Gerônimo. Com isso, Bruno Mota foi recuado para a armação no meio. Em seguida, Leilson substituiu Rafinha para dar mais fôlego nos contra-ataques. Porém, aos 25, o treinador timbu teve mais um problema para resolver, com Sueliton, um dos melhores do Náutico, deixando o jogo, lesionado. 

A essa altura, o Náutico já havia voltado para a estratégia de jogar por uma bola, fechado e no erro do CRB. E nessa estratégia, o Timbu conseguiu ficar mais uma vez na frente. Após boa jogada de Leilson pela lateral direita e falha da defesa alagoana, Bruno Mota, dentro da área, só completou para o gol vazio.

Porém, não seria dessa vez que o Náutico venceria a primeira fora de casa com Roberto Fernandes. Três minutos depois, foi a vez do goleiro Jefferson falhar. E de forma bisonha. Após cobrança de lateral, o camisa 1 se atrapalhou com Rafael Ribeiro e deixou a bola livre para Neto Baiano dar números finais ao duelo. 

Ficha do jogo

CRB 2
Edson Kolln; Edson Ratinho, Flávio Boaventura, Adalberto e Diego; Olívio, Yuri (Pedro Botelho), Danilo Pires e Elvis (Erick); João Paulo e Zé Carlos (Neto Baiano). Técnico: Mazola Júnior. 

Náutico 2
Jefferson; Sueliton (David), Rafael Ribeiro, Aislan e Manoel; Amaral, Cal Rodrigues (Gerônimo), Renan Paulinho e Giovanni; Rafinha (Leilson) e Bruno Mota. Técnico: Roberto Fernandes. 

Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Árbitro: Wanderson Alves de Sousa (MG). 
Assistentes: Sidmar dos Santos Meurer e Magno Arantes Lira (ambos de MG).
Gols: Sueliton (24 min do 1º), João Paulo (47 min do 1) , Bruno Mota (36 min do 2º) e Neto Baiano (39 min do 2º)
Cartões amarelos: Leilson, Rafinha, Renan Paulino (N) e João Paulo (C)