Sport

SPORT

Irregular, Sport joga mal, desperdiça chances e é goleado pelo Fluminense

Leão começou bem, mas não transformou as oportunidades em gols

postado em 24/08/2014 17:50 / atualizado em 24/08/2014 19:01

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

FABIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO

A expectativa era por um confronto duro e equilibrado, pela proximidade das equipes na tabela, mas o Fluminense encontrou até facilidade para golear o Sport, por 4 a 0, neste domingo, no Maracanã. Foi a redenção do atacante Fred, que marcou dois gols. Ao Leão, fica a frustração, por não conseguir repetir o futebol mostrando diante do Palmeiras na rodada passada. A irregularidade ainda é um dos problemas do time.

A postura inicial do Sport foi correta, com uma marcação forte e a manutenção da posse de bola. O Fluminense não conseguia jogar, ficando sem opções de ataque. O Leão, porém, não transformou esse leve domínio em gols. As oportunidades surgiram. Rithely, de cabeça, perdeu a primeira. Mas a segunda foi a melhor. Felipe Avezedo e Patric tramaram boa jogada, mas o atacante parou no goleiro. No rebote, o lateral finalizou na trave.

A bola na trave parece ter sido o estopim para o início da reação do Fluminense no jogo. No lance seguinte, Cícero desperdiçou a melhor chance do time carioca na partida. E então a marcação do Sport afrouxou e o adversário passou a criar mais oportunidades. Enquanto o Leão se preocupava em anular Fred e Conca, Cícero tinha liberdade, vindo de trás ou caindo pelo lado esquerdo, em cima de Renê.

O Fluminense, então, ensinou uma velha lição ao Sport. A Série A não perdoa erros. Não se permite desperdiçar oportunidades. Aos 34, na segunda vez que chegou com perigo, o time carioca marcou. Fred foi o garçom e serviu Cícero, que entrou na área e bateu na saída de Magrão. Aos 42, a história se repetiu, mas com inversão de papéis. Agora foi Cícero quem cruzou e Fred marcou, de cabeça.

Não adiantou o domínio de jogo do Sport no primeiro tempo. O que fez a diferença foi a competência na finalização. Restava ao Leão tentar, na segunda etapa, fazer o que não conseguiu no início. Não houve tempo, porém, para sequer tentar engrenar uma reação. Logo aos 4, Conca, cobrando falta, fez 3 a 0 para o Fluminense.

Embora ainda restassem pouco mais de 40 minutos de partida, seria difícil conseguir a virada. Ao Sport, restava buscar os gols, tentando esquecer o placar. Eduardo Baptista, que já havia lançado Diego Souza na volta do intervalo, colocou, também, Ibson, para dar ritmo aos mais recentes reforços do time. Ao Fluminense, numa situação confortável, a tônica era sair para jogar com segurança e tentar encaixar algum contra-ataque.

O tempo correu e o Sport não conseguiu jogar futebol. Uma falha recorrente do Leão principalmente nas partidas fora de casa tem sido a dificuldade em tomar a iniciativa e atacar. O fato preocupante é que nem com as entradas de Diego Souza e Ibson, que atuaram por mais minutos que na estreia, essa situação mudou. Fica a expectativa para quando os dois tiverem mais ritmo de jogo.

Com o jogo ganho, na espreita dos contra-ataques, o Fluminense marcou mais um gol, transformando o placar em goleada. Fred teve muita facilidade para jogar em cima de Oswaldo. Assim como no primeiro gol, aos 34, novamente, o atacante levou a melhor em cima do zagueiro rubro-negro.

Ficha do jogo

Fluminense

Kléver; Bruno Vieira, Henrique, Elivelton e Chiquinho; Valencia (Edson) (Rafinha), Jean, Cícero e Conca; Fred (Walter) e Rafael Sóbis. Técnico: Cristóvão Borges

Sport

Magrão; Patric, Oswaldo, Durval e Renê; Rithely, Wendel (Augusto), Zé Mário (Diego Souza ) e Ananias; Neto Baiano e Felipe Azevedo (Ibson). Técnico: Eduardo Baptista

Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (GO). Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos (BA) e Guilherme Dias Camilo (MG). Gols: Cícero (aos 34 minutos do 1°T), Fred (aos 42 minutos do 2°T), Conca (aos 4 minutos do 2°T) e Fred (aos 34 minutos do 2°T). Cartões amarelos: Cícero (F). Público: 13.919. Renda: R$ 227.210,00