Sport

SPORT

Em jogo de ataque contra defesa, Mark González salva Sport de derrota para o América-MG

Leão sofreu para furar bloqueio do lanterna e marcou apenas no último minuto

postado em 03/08/2016 21:33 / atualizado em 03/08/2016 22:19

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP
Foi um típico jogo de ataque contra defesa. O lanterna América-MG entrou em campo para, acima de tudo, defender-se. E foi competente. Fechado quase que todo o confronto atrás da linha do meio de campo, segurou o Sport. Contou também com uma partida de absoluta falta de criatividade dos rubro-negros, com um setor ofensivo amarrado em campo. Ao contrário do Coelho. Letal em um contra-ataque, Danilo, ex-atleta leonino, abriu o placar do duelo ainda no primeiro tempo. Parecia que o confronto seguiria assim até o fim. Mas, no último minuto, surgiu um herói tão improvável quanto o resultado que se desenhava. Mark González saiu do banco de reservas e empatou em 1 a 1.

Apesar do clima favorável com a torcida incentivando, o primeiro tempo de jogo esteve longe de ser o ideal para o Sport. A equipe rubro-negra, de cara, esbarrou no novo sistema defensivo montado pelo técnico Enderson Moreira. Sem a bola, o Coelho se fechou na primeira linha com cinco jogadores. Sem a bola, o time todo também recuou para trás da linha do meio de campo e esperou os donos da casa.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/08/03/1669/20160803205649376261a.jpg', 'id_content': 3301252L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/sport/2016/08/03/galeria_sport,1669/fotos-sport-1-x-1-america-mg.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Sport 1 x 1 Am\xe9rica-MG', 'id_pk': 1669L, 'id_conteudo': 3301252L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Sport 1 x 1 Am\xe9rica-MG', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Buscando uma in\xe9dita sequ\xeancia de quatro vit\xf3rias consecutivas, o Le\xe3o recebeu o Coelho, lanterna da S\xe9rie A na Ilha do Retiro', 'schema': 'foto_12711703576'}

O bloqueio atrapalhou a criatividade dos pontas rubro-negros e os avanços de Diego Souza. O trio esteve muito discreto. Era necessário, então, que os laterais apoiassem mais. Algo que não aconteceu. Mas, ainda que o cenário estivesse nebuloso, o Leão poderia ter aberto o placar aos cinco minutos. Livre, Edmílson avançou e chutou em cima do goleiro. Aos 24, veio mais uma chance em um lance de bola parada com Diego Souza.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DA SÉRIE A DO BRASILEIRO


Com a proposta de jogo bem clara, por sua vez, o América-MG segurou o duelo o quanto pôde. De tanto retardar, aliás, três jogadores receberam cartão amarelo. Mas o time mineiro ainda oferecia perigo nos contra-ataques. Foi em um deles que Danilo, ex-Sport, deu um banho em Serginho, tabelou e chutou sem chances para Magrão e, aos 39 minutos, abriu o placar.

Segundo tempo
A etapa final da partida começou exatamente com o desenho tático do primeiro tempo. O América-MG não quis se arriscar e se aproveitou da falta criatividade e troca de posições dos jogadores do Sport em campo. O resultado foi que a Ilha do Retiro começou a ficar impaciente.

Oswaldo de Oliveira, então, abdicou do esquema que sempre utilizou para lançar o time mais à frente. Colocou Túlio de Melo no lugar de Serginho. Colocou Mark González no lugar de Rodney Wallace. Quando o jogo parecia definido, no último minuto, o Leão da Ilha conseguiu empatar com Mark González de cabeça. Um alívio na Ilha do Retiro.

Ficha do jogo

Sport 1

Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves e Rodney Wallace (Mark González); Rithely, Serginho (Túlio de Melo), Everton Felipe, Diego Souza e Rogério; Edmílson (Gabriel Xavier). Técnico: Oswaldo de Oliveira

América-MG 1
João Ricardo; Jonas, Alison, Sueliton e Gilson; Leandro Guerreiro, Juninho, Danilo (Eisner Loboa) e Pablo; Matheusinho (Claudinei) e Michael (Victor Rangel). Técnico: Enderson Moreira

Local: Ilha do Retiro (Recife). Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC/Fifa). Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC/Fifa) e Carlos Berkenbrock (SC). Gols: Danilo (aos 39min do 1T); Mark González (aos 47min do 2T). Cartões amarelos: Diego Souza (S); Juninho, João Ricardo, Suelinton, Eisner Loboa (A). Público: 20.987 pessoas. Renda: R$ 342.425,00.