Sport

SPORT

Na estreia de Luxemburgo pela Série A, Sport volta a jogar mal e perde para o Avaí: 1 a 0

Leão abusou dos erros de passe e acabou derrotado em Santa Catarina

postado em 04/06/2017 12:51 / atualizado em 04/06/2017 13:04

Jamira Furlani/Avaí F.C.
Diante de um limitadíssimo Avaí, o Sport conheceu a sua segunda derrota no Campeonato Brasileiro, em quatro rodadas. O revés por 1 a 0, no estádio da Ressacada, neste domingo, chama ainda mais atenção justamente pela fragilidade do adversário, candidato ao rebaixamento e que não havia marcado nenhum gol até então. O gol da vitória foi marcado por Rômulo, aos 32 imnutos do primeiro tempo.

Estreando à beira do gramado à frente do time no Brasileiro, o técnico Vanderlei Luxemburgo viu mais uma vez que terá muito trabalho, com o seu time abusando dos erros de passe, mostrando pouco poder de criação e tendo alguns dos seus principais jogadores, caso do atacante Rogério, do volante Rithely e do meia Diego Souza, em momentos de pouca inspiração Além de dois pratas da casa ocupando as laterais por carências no elenco.
 
Sem descanso, o Sport já volta a campo na quarta-feira, contra o Flamengo, na Ilha do Retiro, pela 6ª rodada da Série A. Com apenas quatro pontos, uma reação imediata se faz necessária. Resta saber como.
 
O jogo
No primeiro tempo, o Sport tentou colocar em prática a forma de jogar do técnico Vanderlei Luxemburgo, com os setores atuando mais próximos e com a marcação por vezes adiantada, forçando a saída de jogo do Avaí. Porém, não adianta uma mudança no posicionamento do time em campo, quando não se tem o básico: o passe. 
 
Durante toda a primeira etapa, foi absurda a quantidade de passes errados do time rubro-negro. De todas as formas. Por displicência, por falta de qualidade técnica ou por forçar situações desnecessárias. Com Rogério e Diego Souza os piores em campo. Assim, mesmo também mostrando muitas fragilidades, o Avaí foi bem superior, explorando principalmente os contra-ataques. E desceu para o intervalo com uma vantagem justa no placar.
 
O gol catarinense saiu aos 32 minutos, com o Capa passando como quis pelo volante Fabrício, mais uma vez improvisado na lateral direita. No cruzamento, a bola passou por Ronaldo Alves (que retornou ao time após exato um mês) e pelo garoto Evandro, escalado na lateral esquerda devido a suspensão de Mena (expulso contra o Grêmio). Assim, coube ao atacante Rômulo, completamente só, empurrar para a meta vazia de Magrão. Foi o primeiro gol do Avaí neste Brasileiro.
 
Antes, os donos da casa haviam chegado pelo menos três vezes com perigo, com direito a bola triscar na trave de Magrão em chute de Júnior Dutra. Já o Sport, sem valorizar a posse de bola, só levou perigo uma vez. Em cobrança de escanteio fechado de Fabrício, que Betão salvou em cima da linha. Muito pobre e preocupante. 
 
Segundo tempo
Insatisfeito com a produção do seu time, Luxemburgo ousou na volta para o segundo tempo, mudando o plano tático da equipe, com Thallyson e Thomás (estreante) entrando nas vagas dos dois atacantes abertos, Rogério e Osvaldo. Com isso, Rithely ganhou liberdade para chegar a frente e Diego Souza passou a ter campo para se movimentar mais no ataque.
 
O Sport melhorou um pouco em campo. Basicamente porque tanto Thomás quanto Thallyson entraram bem na partida. A essa altura, com mais posse de bola e ocupando o campo de defesa do Avaí, faltava porém, ao Leão, uma maior criatividade para construir boas jogadas e furar o bloqueio catarinense, recuado com duas linhas de quatro jogadores. Assim, a primeira boa chance pernambucana só veio aos 19 minutos, com Evandro tabelando com Diego Souza e chutando rasteiro para defesa de Kozlinski.
 
Aos 24 minutos, Luxemburgo deu a sua última cartada, sacando Fabrício para pôr o atacante Marquinhos, para fazer as vezes de lateral. A ideia era ganhar força ofensiva pela direita, quebrando as linhas de defesa do Avaí. Não aconteceu. 

Ficha do jogo

Avaí 1
Mauricio Kozlinski; Diego Tavares, Fágner Alemão, Betão e Capa; Luan, Judson (Simão), Marquinhos (Lourenço) e Juan; Júnior Dutra (Willians) e Rômulo. Técnico: Claudinei Oliveira.
 
Sport 0
Magrão; Fabrício (Marquinhos), Ronaldo Alves, Durval e Evandro; Anselmo, Rithely e Diego Souza; Osvaldo (Thallyson), André e Rogério (Thomas). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
 
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC). Árbitro: Wagner Reway (Fifa-MT). Assistentes: Fábio Rodrigo Rubinho e Marcelo Grando (ambos do MT). Gol: Rômulo (32 min do 1º). Cartões amarelos: Betão, Luan, Fágner Alemão, Lourenço (A), Anselmo, André, Rithely, Osvaldo (S). Público: 4.646. Renda: R$ 95.196.