Sport

SPORT

Em contagem regressiva para acesso, Sport tem melhor aproveitamento do returno na Série B

Em 10 partidas disputadas, Leão conquistou 21 dos 30 pontos possíveis na segunda parte da competição nacional e se consolidou na vice-liderança

postado em 17/10/2019 15:00 / atualizado em 17/10/2019 15:05

<i>(Foto: Anderson Stevens/Sport)</i>
A maratona de jogos que aconteceu na primeira metade do returno foi bastante benéfica ao Sport em termos de classificação. Nos oito jogos entre 15 de setembro e 14 de outubro, o time da Ilha do Retiro se consolidou no G4, chegou à vice-liderança, abriu distância para os demais concorrentes e segue na perseguição ao Bragantino, líder da competição desde as primeiras rodadas do certame. 

Esta posição, até certo ponto confortável, na briga pelo acesso, difere bastante do primeiro recorte do Sport nos 10 jogos iniciais da competição. Se atualmente, o Leão lidera o returno, no qual, já foram disputadas dez partidas, com 21 pontos conquistados dos 30 possíveis, um aproveitamento de 70%, superior ao  no início do certame, a condição era um pouco mais adversa, uma vez que o time pernambucano ocupava apenas a 8ª posição, com 17 pontos conquistados. 

A principal mudança na campanha para que o Sport pudesse engrenar no segundo turno foi a redução do número de empates e, consequentemente, o aumento da quantidade de vitórias. Se no primeiro turno, o Leão venceu quatro e empatou cinco, na segunda volta, o time pernambucano saiu vitorioso em seis. Em ambos os cenários, a equipe pernambucana foi derrotada apenas uma vez. 

A campanha no returno ainda possibilitou ao Sport retornar aos anseios de título, que pareciam distantes quando o time não conseguia se consolidar no G4. Com os 21 pontos, o Leão conseguiu diminuiu a vantagem que tinha o Bragantino, que lidera a competição, mas é apenas o segundo no recorte. Atualmente, a diferença entre ambos os times é de seis pontos. Além disso, o time pernambucano abriu oito pontos para o primeiro time fora da zona de classificação à Série A 2020, que é o América-MG, time que ocupa a terceira posição no recorte do returno, empatado com o Massa Bruta com 20 pontos. 
 
A 30ª rodada começa nesta quarta-feira com dois jogos. Botafogo-SP e Atlético-GO se enfrentam em Ribeirão Preto, às 19h15 e o Cuibaá recebe o Guarani, na Arena Pantanal, às 21h30. O Sport entrará em campo apenas no domingo, às 16h, contra o Brasil de Pelotas, para defender o seu retrospecto de melhor campanha do returno, no estádio Bento de Freitas, no interior gaúcho.