Sport

SPORT

Sport espera receber cerca de R$ 900 mil na Fifa por transação envolvendo o atacante Índio

Jogador deixou o Leão há dois anos rumo a clube do Chipre, que o negociou ao futebol português e não fez o repasse dos 'Direitos de Formação''

postado em 02/06/2020 17:00 / atualizado em 02/06/2020 17:10

(Foto: Anderson Freire/ Sport Club do Recife)
Envolto em crise financeira e com vários débitos a curto-prazo, o Sport pode ter um mínimo afago aos cofres. Isso porque o clube aguarda receber 150 mil euros (R$ 874,5 mil reais pela cotação atual) do Ermis Aradippou, equipe do Chipre, por conta de uma transação envolvendo o atacante Índio, revelado pelo Leão e que deixou a Ilha do Retiro em 2018 rumo ao leste europeu. A equipe cipriota não repassou os ‘Direitos de Formação’ por nova transferência do atleta e foi multada pela Fifa.

Em comunicado nas redes sociais, o clube informou que vai efetuar o pagamento da taxa pendente na entidade internacional ‘nos próximos dias’. Assim, o Sport, de acordo com o presidente Milton Bivar, aguarda uma resolução do caso. 

“Todos os times que têm base e formam um garoto, durante a carreira desse jogador, os clubes têm direito a um percentual. Todo ano pinga uma ‘coisinha’ para os clubes. E é a mesma coisa para o Sport”, explicou brevemente sobre Índio. Sobre um prazo ou algum comunicado feito pelo clube europeu ou pela Fifa, Bivar disse que não recebeu nenhum tipo de contato até então.

Os ‘Direitos de Formação’ referem-se às transações internacionais dos jogadores até os 23 anos, ou seja, os clubes formadores têm uma taxa de cada transferência do atleta até ele completar esta idade - no caso de Índio e o Sport, o Ermi Aradippou não fez o repasse. Os ‘Direitos de Formação’, aliás, não é a mesma coisa de ‘Mecanismo de Solidariedade' - que diz respeito a percentual de qualquer transferência independentemente da idade.

Após deixar o Chipre, o atacante passou Centro Desportivo de Fátima e defende atualmente o Gaia Valadares, que está na terceira divisão de Portugal. Procurada pela reportagem, aliás, a Fifa não se pronunciou sobre o caso. Prata da casa rubro-negro, Índio não conseguiu se firmar no Sport. Foram 14 partidas na equipe profissional - nove delas com Nelsinho Baptista em 2018 - e atuações apagadas, com dois gols.

Comunicado do Ermis Aradippou nas redes sociais
"Em relação às postagens de ontem em alguns sites sobre a entrevista de ontem de nosso presidente no SPORT FM 104, para que não haja erros ou mal-entendidos por parte de alguns, informamos que a multa de 150.000 euros que nossa Associação está atualmente pendente na Fifa foi criada devido a uma omissão (ex-associados de nossa equipe) de solicitar as taxas de direitos de treinamento em documentos (conforme definido pela Fifa para jovens futebolistas) em agosto de 2018 pela antiga equipe da Windson Silva de Melo, do Sport Recife. Eles serão transferidos nos próximos dias do presidente do nosso corpo”.