SALVADOR

Fan Fest apresenta Carnaval a iranianos

Na capital baiana para duelo contra Bósnia, asiáticos conhecem nova cultura

postado em 23/06/2014 19:44 / atualizado em 23/06/2014 19:58

Brenno Costa/DP/D.A Press

Brenno Costa

Enviado especial

 

Salvador - A Copa do Mundo no Brasil tem proporcionado aos iranianos um contato inédito com diversas manifestações culturais. Após deixarem o país que vive sob as regras do islamismo, eles tiveram contato direto com o que é o Carnaval da capital baiana. A Fan Fest, nesta segunda-feira, trouxe entre as atrações um trio elétrico tocando axé, samba e swingueira.

A folia tomou conta do Farol da Barra antes mesmo do jogo do Brasil. O trio elétrico percorreu todo o percurso reservado ao evento. Levantou o povo. Vários turistas acompanhavam filmando, tirando fotos e tentando dançar. Os iranianos se renderam.

Partam Jamalifard veio sozinho ao Brasil. Já passou por São Paulo, Coritiba e Belo Horizonte antes de aportar em Salvador. Ficou encantado com a festa que viu. "É muito bom. As pessoas aqui são muito simpáticas. Gostei do que vi", disse, tentando encontrar mais palavras em inglês.

Mais empolgado estava Poja Hodjatpanah. Com bandeira do Brasil e camisa do Irã, ele seguiu o Carnaval. "Eu fiquei atrás, tentando acompanhar a dança. Muito legal. Só tinha visto alguma coisa parecida com isso na TV", disse ele, que estará na próxima quarta-feira, na Arena Fonte Nova, para o jogo contra a Bósnia.

Durante a festa, também foi possível acompanhar outros iranianos seguindo o trio elétrico. Alguns, bebiam cerveja. Algo que só pode ser feito no seu país de maneira clandestina, já que o consumo de qualquer bebida alcóolica é vetado por lei.

Brenno Costa/DP/D.A Press