COLÔMBIA

José Pékerman valoriza a campanha da Colômbia, a melhor da história do país em copas

Após eliminação, técnico da Colômbia diz: "Não paramos de sonhar"

postado em 04/07/2014 19:20 / atualizado em 04/07/2014 19:40

Jamie McDonald/Getty Images/Fifa.com

Cassio Zirpoli
Enviado especial

Fortaleza -
A Colômbia a seleção se despediu do Mundial de 2014 com quatro vitórias e apenas uma derrota. É, disparada, a melhor campanha da história do país, que nas quatro participações anteriores tinha apenas três vitórias. O rendimento foi enaltecido pelo técnico da equipe, o argentino José Pékerman. Na coletiva oficial após a derrota nas quartas de final, ele fez um balanço da campanha.

"Não é fácil fazer uma análise de todo o Mundial, pois é um momento muito duro para nós. Sempre tivemos a vontade de ganhar esse jogo, sabendo que o Brasil seria um adversário difícil. Não paramos de sonhar", disse o treinador, completando em seguida sobre o papel da seleção cafetera no Brasil.

"A sensação ao final do jogo, com relação a tudo o que a Colômbia fez, num resumo muito breve, acredito que essa seleção fez muito, pois conseguiu dar valor ao seu futebol e mostrou jogadores de talento. Sempre competiu com espírito, conseguindo demonstrar que estava aqui para fazer uma grande Copa, e não apenas em participar", continuou a abertura de sua última coletiva na Copa.

Sobre o jogo "pegado", com 54 faltas - número mais alto do Mundial até o momento -, ele reconheceu a intensidade da partida contra os brasileiros. "Todas as jogadas tiveram muita intensidade, o que cortou um pouco o jogo, pois são duas seleções que podem desenvolver um futebol muito bom", disse o argentino.

Ele tratou como crucial para o triunfo brasileiro o rendimento nas bolas paradas - o que corrobora com o número de faltas marcadas no Castelão. "O Brasil acertou em duas bolas paradas e isso não tinha acontecido conosco em outros jogos. Isso foi importante para tranquilizar o Brasil. Com ímpeto e desejo, não conseguimos empatar"

E James?

No fim, ainda foi questionado sobre o desempenho de seu camisa 10, o meia James Rordríguez, que chegou a seis gols - é o artilheiro isolado da Copa -, num comparativo com o 10 do Brasil, Neymar. "Ele e Neymar são jogadores jovens que chamam a responsabilidade. Acredito que os dois responderam bem. Sempre podemos esperar mais deles", completou.