Mais Esportes

FUTEBOL AMERICANO

Norte-americanos invadem Nordeste para jogar e ensinar mais sobre o futebol americano

Equipes da Superliga Nordeste investiram na "importação" de atletas estrangeiros

postado em 18/10/2014 16:37 / atualizado em 18/10/2014 17:41

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Rapha Oliveira/ESP DP/D.A Press
Equipes do Mundo inteiro se inspiram e buscam jogadores brasileiros para melhorar o seu futebol. Na Champions League, por exemplo, o Brasil é o segundo país com mais representantes. Seguindo o exemplo do esporte mais popular do Mundo, o futebol americano nordestino fez o mesmo caminho, mas como “importador”. Das oito equipes que estão na Superliga Nordestina de Futebol Americano, cinco contam com norte-americanos.

Neste domingo, quando entrar em campo para decidir a Divisão Sul da Superliga Nordeste contra o Espectros, às 15h nos Aflitos,  o Recife Mariners contará com dois gringos na equipe. Drew Banks, quarterback, e TL Edwards, cornerback, chegaram nesta temporada e ajudaram a equipe a evoluir substancialmente. A consequência foi o retorno da equipe às semifinais regionais e a sensação de que  pode muito mais.

Nas outras equipes não foi diferente, como pode ser observado no confronto entre Petroleiros e Mariners. De um lado Banks, do outro mais um ianque, o linebacker Blake Adams. O norte-americano do Mariners se saiu melhor e venceu a partida, mas era visível que Adams dava mais qualidade ao time adversário. Porém, a evolução das equipes que disputaram a competição não foi apenas pelo desempenho dos atletas dentro de campo, mas também pelo compartilhamento de experiência nos treinamentos. “A ajuda deles nos treinos é fundamental. Algumas coisas simples que eles explicam fazem toda a diferença para nossos atletas dentro de campo”, afirmou o técnico Lucas Cisneiros.

Apesar de não ter nenhum norte-americano na equipe, o adversário do Mariners neste domingo já chegou em duas semifinais nacionais e decidiu o título ano passado sem ajuda estrangeira. Porém, o plano de importar algum jogador pode acontecer em breve. “Apesar de não termos nenhum norte-americano no elenco, não somos contra e de fato também pretendemos partir para esse tipo de investimento em breve, pois consideramos que, se bem selecionados, podem contribuir bastante dentro e fora de campo com a equipe, e com a Superliga Nordeste de modo geral, inclusive no marketing”, falou o presidente do João Pessoa Espectros Guto Sousa.

Recife Mariners x João Pessoa Espectros
Horário: 15h
Local: Estádio dos Aflitos
Ingressos: R$15,00

Os outros norte-americanos da Superliga Nordeste de Futebol Americano


Blake Adams - Linebacker - Ufersa Petroleiros
Mook Zimmermann  - América Bulls-RN
Joe Small - América Bulls - RN
Robert Norris - Ceará Caçadores
David Whitehead - Ceará Fênix
Caleb Burkhalter - Ceará Caçadores