Mais Esportes

REFENO

Atual Fita Azul da regata Recife-Fernando de Noronha, trimarã Patoruzú mira nova conquista

Trimarã venceu a Refeno no ano passado e deve conquistar novamente neste ano. Largada é no dia 12 de outubro do Marco Zero, no Recife

postado em 02/10/2019 10:49 / atualizado em 02/10/2019 11:11

<i>(Foto: Everest Imagens/Cabanga)</i>
No próximo dia 12 de outubro será dada a largada da 31ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). E mais uma vez o trimarã Patoruzú é apontado como favorito a ser o Fita Azul (campeão) da competição. Foi assim no ano passado e tudo se encaminha para ser novamente em 2019.

Proprietário e comandante do Patoruzú, o argentino radicado no Recife Higinio Luis Marinsalta disse que a prioridade é, primeira, fazer uma boa regata. Mas não escondeu que a embarcação está entre os favoritas.

“A meta é sempre fazer uma boa regata e chegar inteiros. É nossa primeira prioridade. A gente não pode dizer favoritos, mas que temos grande possibilidades, sim, porque quando você olha os outros barcos que estão inscritos, não tem um que consegue andar no nosso ritmo. Então, em teoria, estaria tudo favorável para ser o Fita Azul. Mas só quando passar a linha de chegada em Noronha é que saberemos”, contou.

A conquista de 2018 deu ainda mais experiência aos velejadores do Patoruzú. Motivo para tentar baixar o tempo do ano passado (25h58min12seg)? A princípio, não é bem assim. Higínio não pensar em recordes. 

“A gente quer o Fita Azul. O recorde pode ser o nosso, ou o de Pernambuco, mas o recorde da regata é do Adrenalina Pura (2007 em 14h34min54) e não tem como bater. E nem almejamos em bater. Este ano estamos enxergando como mais importante e prazeroso ser o Fita Azul do que baixar o tempo e ter uma quebra, por exemplo”, explicou

Este ano poderia ser a última Refeno do Patoruzú sob o comando da família Marinsalta. Isso porque o trimarã foi colocado à venda. “A intenção era essa, mas não apareceu nenhum comprador. E tem que ser um doido, não pode ser uma pessoa normal. Então vai ser difícil achar um doido”, brincou.

Mais de 100 inscritos

Se em 2018 o Patoruzú fez o melhor tempo entre 61 embarcações inscritas, em 2019 esse número será maior. Até o momento estão confirmados 102 barcos (o número máximo é 115). Mas nada que interfira no desempenho do trimarã pernambucano.

“Não interfere em nada. Largamos na última bateria e devemos, em teoria, largar bem na frente, e depois que faz a boia norte o percurso é mais aberto. Então não temos muita preocupação. Para nós, na verdade, é mais divertido de dia e de noite. Passa um, passo outro. A gente brinca. Então muitos barcos é bom, tanto na água como nas confraternizações. Sempre é bom muita gente”, finalizou Higinio.

NÚMEROS DA REFENO 2019

- 12 Estados brasileiros representados
- 102 embarcações inscritas
- São Paulo é o recordista com 24 barcos
- 4 barcos estrangeiros (2 da Argentina, 1 da Bélgica e 1 da Holanda)
- Mais de 600 velejadores inscritos, com previsão de 800 até a partida
- Pernambuco conta com 18 embarcações