Futebol Nacional

PERNAMBUCANO A2

Série A2 do PE tem 5 dos 6 times com chances de acesso na última rodada

Vera Cruz, Sete de Setembro, Porto, Centro Limoeirense e Íbis continuam na briga pelo acesso, já o Ypiranga não tem mais chance de subir no estadual

postado em 12/12/2020 10:00 / atualizado em 13/12/2020 14:10

(Foto: Divulgação/Vera Cruz)
Sem nenhum time garantido antecipadamente, o acesso para o Pernambucano A1 do ano que vem, será definido na última rodada da fase classificatória da Série A2, neste domingo. Na disputa pela vaga, ainda estão cinco dos seis times que avançaram para o hexagonal, são eles: Vera Cruz, Sete de Setembro, Porto, Centro Limoeirense e Íbis, fora da disputa também tem o já eliminado Ypiranga. 

Reservando fortes emoções nos últimos jogos, o time melhor classificado na segunda fase do estadual é o Vera Cruz, com nove pontos. Para o time de Vitória de Santo Antão confirmar o acesso, precisa empatar ou vencer do último colocado no hexagonal, Ypiranga. Caso tropece, apenas perde a vaga se houver vencedor entre Sete de Setembro e Porto e se o Centro Limoeirense derrotar o Íbis.

O Sete de Setembro, que está em 2º lugar com sete pontos, precisa vencer o Porto para garantir o acesso sem depender de nenhum outro resultado. Se empatar, fica dependendo também da igualdade no placar entre Centro Limoeirense e Íbis. Em caso de derrota, não tem chance de jogar o Pernambucano A1 no ano que vem. 

Adversário do Sete na última rodada, o Porto está colado na classificação, em 3º lugar. Para o time de Caruaru conseguir o acesso, precisa vencer o último confronto e torcer para que o Centro Limoeirense não ganhe do Íbis por dois gols a mais que o placar da sua própria vitória. 

Na 4ª colocação, apesar de ter os mesmos seis pontos do Porto, o Centro Limoeirense tem uma situação mais complicada. A equipe alvirrubra precisa vencer com dois gols a mais que o time de Caruaru, caso triunfe, para garantir seu acesso. Mas, se o Porto empatar o seu jogo, o Dragão continua precisando vencer, porém qualquer vitória diante do Íbis já garante a classificação. 

Sendo o último na tabela, entre os times que seguem vivos na disputa do acesso para o Pernambucano A1, o Íbis precisa necessariamente vencer o Centro Limoeirense e torcer para que Sete de Setembro e Porto empatem o confronto. 

Caso Daniel no TJD-PE

Na partida de abertura do hexagonal, entre Íbis e Porto, o Pássaro Preto, por meio do ofício 059/2020 assinado por Ozir Ramos, presidente do clube, denunciou a equipe caruaruense por ter atuado com o jogador Daniel Ferreira de maneira irregular. A diretoria do Íbis alegou que o lateral direito do Porto havia recebido o terceiro cartão amarelo na 6ª rodada da 1ª fase, diante do Ipojuca, e, por isso, estaria automaticamente suspenso para a estreia no hexagonal. 

Caso a denúncia seja acatada pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE), o Gavião de Caruaru pode perder seis pontos na 2ª fase, ou seja, alterando a classificação final do hexagonal do Pernambucano A2. Dessa forma, o próprio Porto além dos resultados citados acima, para conseguir o acesso, necessita da vitória no tribunal. Já o Centro Limoeirense, torce para que, caso o time de Caruaru saia com o triunfo na última partida, perca na justiça e assim só necessitaria de uma vitória simples para conseguir o acesso. Por último, outra equipe que fica de olho na decisão do TJD-PE é o Íbis. O Pássaro Preto precisa que o Porto, caso vença o Sete de Setembro, perca no tribunal. Além de necessitar da vitória contra os alvirrubros de Limoeiro.