Náutico

Derrota

Náutico luta, mas perde para o ABC

Timbu voltou a cair na Série B. Resultado mantém a equipe longe do G4

postado em 25/06/2011 18:25 / atualizado em 25/06/2011 20:08

Lucas Fitipaldi /Diario de Pernambuco

O futebol apresentado não foi dos piores. O resultado, sim. Foi-se a chance de recuperar os dois pontos perdidos em casa na rodada anterior. Ao contrário do empate com o Paraná, uma semana antes, na tarde deste sábado faltou força para o Náutico ir buscar o resultado adverso.

 

Esqueça o sentido literal da palavra. Entenda-se por força um maior volume ofensivo, ou mesmo um maior capricho nas chances que apareceram. Não bastou ter organização tática. Ao não conseguir quebrar a invencibilidade do adversário, único sem ainda ter conhecido derrota na competição, o Timbu amargou outro mau resultado na Série B. Com os mesmos 9 pontos, está mais próximo da zona de rebaixamento que do G4. Já o ABC está colado na faixa do acesso, em 5º, com 13 pontos.

O garoto Phillip, substituto do gripado Rogério, foi a única surpresa na escalação de Waldemar Lemos. Mas apesar de inesperada, a mudança não influenciou na proposta de jogo do Náutico. Com Phillip ou Rogério, o Timbu certamente adotaria a mesma postura: fechadinho na defesa à espera de chances para sair em velocidade para o ataque.

Apesar da maior posse de bola do ABC no primeiro tempo, o jogo seguia equilibrado até os 34 minutos. Afora uma boa jogada de Kieza pela esquerda mal finalizada por Elicarlos, chutes perigosos de fora da área de ambos os lados haviam sido os melhores momentos.

Aos 34, porém, Cascata, o maestro do ABC, acertou um belo passe em profundidade na direção de Bombinha, que avançou em velocidade e rolou para Leandrão no meio da área. Carrasco alvirrubro, autor do gol do penta do Sport contra o Náutico no ano passado, o centroavante não perdoou. De primeira, o toque saiu certeiro no canto. Frio e calculista como todo camisa 9 deve ser. Leandrão fez a festa da torcida no Frasqueirão. Detalhe: a dupla Bombinha-Leandrão é responsável pelos últimos quatro gols da equipe.

Na volta para o segundo tempo, Waldemar Lemos trocou juventude por experiência. Saiu Phillip e entrou Ricardo Xavier. Aos 7, a boa tabela com Kieza por pouco não resultou no gol de empate. Três minutos depois, o mesmo Xavier esteve perto de empatar a partida. O belo giro em cima do zagueiro o deixou em ótima condição. Só faltou o toque final. A conclusão de frente pro goleiro foi consciente. Mas saiu. Incompetência ou azar? A análise de toda a jogada atesta a segunda opção.

 

No decorrer da segunda etapa, faltou ímpeto ao Náutico. Principalmente após a expulsão de Bombinha aos 32 minutos – ainda que Everton também tenha tomado o vermelho nos minutos finais, e Elton marcado um gol acertadamente anulado aos 45. Melhor para quem já tinha, apesar de mínima, vantagem no placar. Na tabela, 1 a 0 tem peso de goleada.


Ficha do jogo


ABC/RN 1

 

Wellington; Nego (Pio), Leonardo, Alessandro Lopes e Renatinho Potiguar; Basílio, Bilêu, Marcus Vinícius e Cascata (Ricardo Oliveira); Leandrão (Malaquias) e Elionar Bombinha.
Técnico: Leandro Campos.

Náutico 0

 

Gledson; Peter, Marlon, Ronaldo Alves e Aírton (Elton); Éverton, Elicarlos, Derley e Eduardo Ramos; Kieza e Phillip (Ricardo Xavier).
Técnico: Waldemar Lemos

Local: Estádio Frasqueirão (Natal)
Horário: 16h20
Árbitro: Francisco Assis Almeida Filho/CE
Assistentes: Thiago Gomes Brigido/CE e Arnaldo Rodrigues de Souza/CE
Gols: Leandrão (34/1º T)
Cartão amarelo: Bilêu, Marcus Vinícius, Bombinha (A); Everton e Kieza (N)
Cartão vermelho: Bombinha, Everton
Público: não divulgado
Renda: não divulgada