Náutico

NÁUTICO

Náutico tem o 4º pior aproveitamento entre os 128 times espalhados nas quatro divisões

Com apenas 7,4% dos pontos, Timbu só consegue ter rendimento superior aos de Audax, Real Desportivo e Sete de Dourados, todos da Série D do Brasileiro

postado em 21/06/2017 08:25 / atualizado em 21/06/2017 08:44

Roberto ramos / DP
Com apenas dois pontos conquistados em nove rodadas, a largada do Náutico na Série B já é a pior de um clube desde que a competição passou a ser disputada com 20 clubes, igualando as campanhas de Barueri, em 2012, e Vila Nova, em 2014. Ambos acabariam rebaixados. Porém, o tamanho do atoleiro alvirrubro pode ser dimensionado também de outra forma. Considerando as campanhas de todos os 128 clubes espalhados pelas quatro divisões do futebol brasileiro, apenas três possuem um aproveitamento de pontos pior que o do Timbu. Todos da Série D. 

Lanterna absoluto da Série B, o Timbu conquistou apenas 7,4% dos pontos disputados. Para se ter uma ideia, o pior time da Série A é o Avaí, que até a oitava rodada somava cinco pontos, um aproveitamento de 20,8%. Já na Série C, a equipe de pior campanha é o Macaé-RJ, que fez quatro pontos em seis partidas, rendimento de 22,2%. Desta forma, apenas na última divisão do futebol nacional, o Náutico encontra clubes com campanhas tão fracas quanto a sua.

Divisão mais inchada do futebol nacional, a Série D reúne 68 times divididos em 17 grupos de quatro clubes. E apenas três conseguem ter um rendimento inferior aos 10%. O pior de todos, com uma marca impossível de bater. Vice-campeão paulista no ano passado, o Audax perdeu todos os seus cinco jogos. Além dele, os outros dois clubes de campanha vergonhosas são o Sete de Dourados-MT (eliminado pelo Sport na Copa do Brasil) e o desconhecido Real Desportivo, de Rondônia, que somam 6,7% de aproveitamento, com um ponto conquistado, também em cinco rodadas.

Além disso, vale lembrar que o Náutico é um dos poucos times que disputam o Campeonato Brasileiro ainda sem vitórias. Além dele, o Cuiabá, na Série C, Baré-RR, São Raimundo-RR, Potiguar de Mossoró, Sinop-MT, além dos já citados Audax, Sete de Dourados e Real Desportivo, todos na Série D, ainda não venceram em suas divisões.

Distância recorde

Ao fim da nona rodada da Série B, a diferença do Náutico para a 16ª colocação (ocupada pela Luverdense), é de nove pontos. A maior já vivenciada por um lanterna com essa quantidade de jogos disputados. Em 2012, a diferença do Barueri para o primeiro time fora da zona de rebaixamento era de oito pontos, enquanto em 2014, o Vila Nova estava a sete de sair da área de degola, com nove jogos disputados.

Times de pior aproveitamento nas quatro divisões

0%
Audax (Série D)

6,7%
Sete de Dourados-MT (Série D)
Real Desportivo-RO (Série D)

7,4%
Náutico (Série B)