Náutico

NÁUTICO

Sem poder ir aos Aflitos, Evandro Carvalho afirma: 'Todo pernambucano virou alvirrubro'

Presidente da FPF declarou torcida pelo Timbu, reforçou a confiança no acesso, e sua importância para o clube e para a Federação Pernambucana

postado em 05/09/2019 11:40

<i>(Foto: Tarciso Augusto/DP Foto)</i>
O próximo domingo será o dia mais importante das últimas temporadas para o Náutico. A chance de retorno à Série B do Brasileirão coloca a equipe de volta nas vitrines do futebol brasileiro. A expectativa é de casa cheia nos Aflitos, mas quem não poderá estar no Estádio Alvirrubro é o presidente da FPF, Evandro Carvalho, que está em São Paulo para um evento da CBF, mas que, com exclusividade para o Superesportes, declarou torcida pelo Náutico e falou da importância do acesso para o futebol pernambucano.

Na entrevista, o dirigente revelou confiança na vitória do Náutico sobre o Paysandu e já projetou o 2020 do futebol pernambucano com um acesso neste fim de semana.

"Todo pernambucano virou alvirrubro, até os torcedores do Sport, do Santa Cruz. É um grande jogo, o Náutico, na minha avaliação, tem melhores resultados, fez uma campanha melhor, então tem toda chance, toda torcida do alvirrubro de que consiga um bom resultado, uma vitória para não passar pelo sofrimento de pênalti e consiga voltar à Série B. Feito isso, no ano que vem, nós vamos ter o Sport na A, que nós acreditamos que o Sport suba, e trabalhar o Santa Cruz para subir também, para voltar ao nosso modelo que é ter dois clubes na A e um na B".

Evandro também falou sobre como o acesso ajuda o Náutico, tornando importante na recuperação financeira do Timbu.

"A Série C é toda subsidiada pela CBF. A CBF paga hotelaria, paga 30 passagens, paga alimentação, paga transfer, paga arbitragem, paga exame anti-doping, ou seja, é o único lugar do mundo onde a confederação paga a competição todinha, o clube não gasta nada. Mas o clube tem que pagar seus salários  e aí o clube tem que buscar receita de patrocínio direto dele que é placa, camisa etc, fora que, se você agregar a isso uma receita direta de televisionamento, melhor ainda. Então, como a Série B é paga, o clube recebe em torno de sete milhões, fora todas as despesas pagas. Então isso é o grande fator de estruturação econômico, financeiro e patrimonial do clube, porque aí o clube tem, além de jogar a competição onde ele não tem nenhum custo, ele ainda tem, fora as placas, fora nome na camisa etc, ele ainda tem uma receita direta só pela imagem, então isso favorece".

A importância do acesso alvirrubra para a FPF também foi tratado pelo presidente da entidade. Ele reiterou a boa vantagem de Pernambuco sobre a Bahia no ranking de Federações da CBF, afastando as possibilidades de perder a liderança nordestina nesta temporada.

"Restabelece nossa condição de ser a maior federação do Norte/Nordeste/Centro-Oeste. Nós continuamos sendo a maior federação, mas nós perdemos agora no ranking de clubes. Nós tínhamos o clube mais pontuado nos últimos 10 anos, que era o Sport, caímos, hoje é o Bahia, o Sport é o segundo. E Náutico e Santa Cruz, apesar de figurarem ali entre os dez, não estão em segundo, terceiro, quarto lugar, então eles precisam voltar a essa posição o quanto antes, e para isso, eles precisam voltar para a Série B e para a Série A".

Perguntado sobre como a Federação poderia apoiar o clube neste momento decisivo da temporada, Evandro reiterou toda a organização montada para a partida.

"O Náutico tem que ter tranquilidade, só isso. Qualidade técnica o Náutico tem, a arbitragem é de ponta, de qualidade, como foi no outro jogo, segurança tem, policiamento, (em) reunião hoje de manhã, toda a estrutura de organização policial feita. Então o clube só tem que entrar em campo e jogar bola".

Evandro também repercutiu sobre as possíveis vindas do presidente da Federação Paraense, Adélcio Torres, e o vice da CBF, Coronel Nunes, antecipadas pelo presidente do  Paysandu, Ricardo Gluck Paul, em entrevista ao Globo Esporte Pará.

"A Federação e o Náutico reservaram dois camarotes para convidados de lá do Pará. Nós temos aí a notícia de doze convidados que estão chegando. Não acredito que (Coronel) Nunes venha, por uma questão que ele teve uma cirurgia há pouco tempo, não acredito. Mas, nós temos aí, presidente do clube, diretoria, alguns empresários, algumas pessoas do governo, algumas pessoas ligadas a futebol e tá aí uma previsão de doze autoridades que vão ficar nos camarotes reservados pela Federação e pelo Náutico".

Por fim, Evandro falou sobre a impossibilidade de ir aos Aflitos para acompanhar a partida. Ele está em São Paulo para o Brasil Futebol Expo, evento da CBF. O diretor de competições da FPF, Murilo Falcão, representará a entidade no jogo de domingo. Ele também reafirmou a boa relação entre as federações e os clubes envolvidos.

"Seria um prazer, porque iria recepcionar parece que o vice-governador (do Pará, Lúcio Vale, do PL), enfim, tem algumas autoridades que vão, presidente do Paysandu. Nós temos uma relação muito boa, o Náutico tem uma relação muito boa com o Paysandu, a Federação também. A disputa é só dentro de campo, fora de campo nós temos um relacionamento muito bom".