Náutico

NÁUTICO

Com gols contra, Náutico e Sport empatam em primeiro clássico do ano no Brasil

Com time recheado de jovens, Leão resistiu a pressão imposta pelo Timbu após expulsão de Sander, no começo do segundo tempo

postado em 19/01/2020 17:57

(Foto: Paulo Paiva/ DP Foto)
Depois de 24 anos, Náutico e Sport voltaram a se enfrentar na rodada de abertura do Campeonato Pernambucano. Em jogo longe da temperatura ideal, pois se tratou de um clássico sem as principais contratações de ambos os times, o placar foi definido em infelicidades das equipes, uma vez que os gols foram marcados por Chico e Salatiel, só que contra a própria meta.

Com a igualdade, Sport e Náutico saem atrás na classificação do Campeonato Pernambucano de Afogados, Decisão, Retrô e Santa Cruz, que venceram seus jogos na primeira rodada. Nos próximos jogos, Sport enfrenta o Vitória, mandando o jogo na Arena de Pernambuco, na próxima quarta-feira, às 21h30. Já o Timbu, retorna a atuar pelo Estadual no próximo domingo, diante do Petrolina, no sertão pernambucano. 

O jogo
Como era o esperado, a maior preparação do Náutico fez a diferença nos primeiros minutos de jogo. Com elenco quase completo e jogando em casa, o Timbu, que tinha a torcida ao seu favor nos Aflitos, começou a partida pressionando o Sport no campo de ataque, especialmente, investindo em ataques pela esquerda, contra o jovem lateral Ewerthon, que fez sua estreia como profissional pelo Leão. 

Os rubro-negros, por sua vez, buscavam forçar o jogo pela esquerda com a dobradinha, Sander e Vicente, ala improvisado como ponta, para jogar nas costas de Bryan, que foi alçado ao time titular devido à ausência de Hereda.

A partir da segunda metade do primeiro tempo, o Sport conseguiu equilibrar as ações e, em determinados momentos, dominar mais a posse de bola, porém sem conseguir incomodar o goleiro Jefferson, que juntamente com Mailson foram meros espectadores durante grande parte da etapa inicial.

O gol do Sport saiu no último lance do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio de Pardal, Adryelson subiu mais que a defesa do Timbu e resvalou na bola, que tocou em Salatiel Júnior e entrou na meta defendida por Jefferson.

Segundo Tempo
Após sair atrás no placar, o técnico Gilmar dal Pozzo, precisou mexer na defesa. O zagueiro Rafael Ribeiro sentiu dores musculares e foi substituído por Diego Silva. Novamente, o Timbu começou com maior ímpeto ofensivo, algo que se confirmou logo aos sete minutos, com boa jogada de Matheus Carvalho, que serviu Salatiel Júnior. O centroavante bateu e a bola foi desviada para escanteio. 

Logo depois, Sander fez falta para impedir contra-ataque e foi expulso. Com isso, Gilmar dal Pozzo avançou mais a sua equipe colocando o atacante Erick na vaga de Rhaldney. Dez minutos depois, o Náutico chegou ao empate. Após bola lançada na área, a zaga do Sport tenta cortar e a bola é desviada por Chico, com o braço, para a meta de Mailson. Como resposta ao gol, Guto acionou Cleberson no lugar de Vicente, puxando o Chico para a esquerda e o volante Ronaldo, na vaga de Juninho. 

No último terço da etapa final, Guto Ferreira soltou mais o time com a entrada de Pedro Maranhão na vaga de Alessandro. Gilmar dal Pozzo, por sua vez, acionou o experiente Jorge Henrique no lugar de Álvaro, que fez partida apagada. Mesmo com um jogador a mais, o Náutico não conseguiu manter a pressão sobre o Sport, que pouco produziu após a expulsão de Sander. 

FICHA DO JOGO
Náutico 1
Jefferson; Bryan, Fernando Lombardi, Rafael Ribeiro (Diego Silva), Wilian Simões; Josa, Rhaldney (Erick), Jean Carlos; Álvaro (Jorge Henrique), Salatiel Júnior e Matheus Carvalho. Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Sport 1
Mailson; Ewerthon, Adryelson, Chico Alves, Sander; Willian Farias, Alessandro (Pedro Maranhão), Pablo Pardal; Vicente (Cleberson), Élton e Juninho (Ronaldo). Técnico: Guto Ferreira

Árbitro: Michelangelo Martins de Almeida Junior (PE)
Assistentes: Clóvis Amaral e Marcelino Castro (PE)
Gols: Salatiel Júnior (contra) aos 45’ do 1º tempo (Sport) e Chico (contra) aos 17’ do 2º tempo
Cartões Amarelos: Rhaldney, Fernando Lombardi (Náutico); Sander, Ronaldo (Sport)
Cartão Vermelho: Sander (Sport)
Público: 7.270 torcedores
Renda: R$ 135.180,00