Náutico

NÁUTICO

Dal Pozzo aponta aspectos positivos e negativos em adiamento da volta dos jogos

Técnico do Náutico vinha trabalhando time para retornar às competições no domingo, mas teve que mudar de planos após veto do governo

postado em 03/07/2020 18:32 / atualizado em 03/07/2020 18:39

(Foto: Caio Falcão/CNC)
O técnico do Náutico, Gilmar Dal Pozzo, iniciou a semana com um planejamento de treinos visando o retorno do Campeonato Estadual já no próximo domingo, data especulada na semana passada pela Federação Pernambucana de Futebol. No entanto, com a negativa dada pelo governo do estado na última terça-feira para a volta dos jogos, e sem a perspectiva para que isso aconteça, o treinador alvirrubro precisou mudar de planos. E a partir disso, observou aspectos positivos e negativos para a sequência dos trabalhos.

Na visão de Dal Pozzo, ao mesmo tempo em que ganha mais tempo para preparar o elenco (o Náutico retornou aos treinos no dia 15 de junho), também foi preciso administrar o sentimento de frustração junto ao elenco, pelo não retorno das competições nesse momento. A última partida oficial do Timbu foi na derrota para o Fortaleza, por 3 a 0, no dia 15 de março, pela Copa do Nordeste.

“O principal aspecto positivo foi ganhar um período maior de preparação, tanto na parte física, quanto na parte técnica  e tática. Vamos aproveitar ao máximo esse período para treinarmos a repetição da formação da equipe, dando continuidade a uma ideia de jogo. Já os aspecto negativo é porque se criou uma expectativa de que iria recomeçar as competições”, pontuou Dal Pozzo.

“Deixei claro que estávamos nos preparando para iniciarmos no dia 5. E quando veio a informação (de que a volta dos jogos não estava liberada), tivemos que administrar isso com relação ao comportamento dos atletas. No treino da quarta-feira já tivemos que mudar os trabalhos e precisei fazer uma intervenção com os atletas que estavam extremamente motivados. Quando veio a notícia, pegou todo mundo de surpresa e isso acabou baixando o nível de concentração. Foi um balde de água fria”, analisou.

De qualquer forma, Gilmar Dal Pozzo sabe que quando for autorizado a volta do futebol, o Náutico terá duas decisões pela frente, contra Salgueiro  (pelo Estadual) e Bahia (pela Copa do Nordeste), em que o Timbu precisará vencer os dois jogos para não depender de nenhum outro resultado visando a classificação nas duas competições. Por isso, o treinador garantiu que sua equipe chegará pronta para essas decisões.

“A expectativa é muito boa. Se considerarmos que as competições irão começar no dia 12 ou 15, teremos trinta dias de preparação. E isso é o suficiente. Só que com uma diferença que serão jogos decisivos e onde não teremos margem de erro. Estamos preparando mentalmente os atletas para esse cenário, que é diferente de um início de temporada, quando nos preparamos com amistosos e jogos de fases classificatórias. Nessa retomada, teremos que vencer para seguir adiante nas competições. Não estamos preocupados em dar espetáculo”, finalizou o comandante alvirrubro.