Futebol Feminino

PERNAMBUCANO FEMININO

Vitória/Santa Cruz vence diante do Sport e conquista mais um título estadual feminino

Um clássico encontro marcou a partida decisiva das pernambucanas

postado em 08/09/2019 23:23 / atualizado em 11/09/2019 16:16

<i>(Foto: Bruna Costa/Sport Recife )</i>
Neste domingo, a Ilha do Retiro recebeu o jogo final do Campeonato Pernambucano Feminino. A disputa foi entre as equipes do Sport e Vitória/Santa Cruz. Empatadas na quantidade de títulos, cada uma com sete, os clubes buscavam fazer bonito “em casa”, já que foram eliminados da competição nacional. A felicidade ficou com as visitantes tricolores, que venceram o jogo por 2 a 1.

Os quarenta e cinco primeiros minutos foram resumidos a um placar zerado. Enquanto o segundo tempo foi de emoções sequenciadas, aos 12 minutos, a atacante Marcela marcou para o Vitória/Santa Cruz, afastando o 0 a 0 do jogo. Com apenas dois minutos depois a rubro-negra Thays cravou o empate. Que ficou estendido, até que no finalzinho do segundo tempo, a centroavante Nadine Dias acabou com qualquer dúvida sobre as donas do Troféu Garra da Mulher Pernambucana, uma homenagem à jornalista Graça Araújo. 

Mas, no lado do Sport também teve comemoração. As leoas levaram três troféus, mesmo sendo derrotadas pelas principais rivais. A goleira Janaína foi destacada, junto com a atacante Esterphany, que com apenas 16 anos foi nomeada a artilheira da competição, tendo registrado oito gols ao todo. Além dessas premiações, o elenco rubro-negro também recebeu o “Troféu Fair Play”, consagrado à equipe que possuir menos faltas no campeonato.

O técnico do Vitória/Santa Cruz, Diego de Deus, de 34 anos, considerou a partida deste domingo “o principal clássico do futebol feminino do estado”, e acredita que o título serviu como um alívio após a despedida do nacional. “Sempre é bom chegar nas finais de qualquer competição que disputamos. O título de campeão pernambucano é muito importante, e ainda mais pela situação que passamos durante a temporada.”
 
À respeito das contrariedades do futebol feminino - enfrentadas também fora de campo - o treinador ressaltou maneiras de diminuí-las. “As dificuldades estão relacionadas àquilo que a gente se propõe em fazer e oferecer. Se isso estiver bem organizado e traçado metas, as dificuldades são diminuídas ao máximo.” 
 
A união estabelecida entre os times pernambucanos do Vitória das Tabocas, da cidade de Vitória de Santo Antão, e do Santa Cruz foi iniciada este ano, tendo como principal objetivo a campanha do Brasileirão. Sendo estendida também à nível estadual, permanecerá até o próximo ano, como confirmou o presidente Marlon Rafael.
 
TERCEIRO LUGAR
O time do Náutico venceu o Íbis, por 3 a 1, garantindo o terceiro lugar da competição. Com isso, a equipe alvirrubra está classificada para o Brasileiro Feminino da A2 no próximo ano.
Os gols do jogo foram marcados por Milena, Ana Popó e Ingrid para o Náutico. E Tamires, para o Íbis.