Futebol Internacional

ELIMINATÓRIAS

FIFA será responsável por decidir adiamento da Eliminatórias por COVID-19, afirma Conmebol

Entidade máxima do futebol anunciou a remarcação de dois eventos na África e na Europa nesta quarta, também em decorrência do coronavirus COVID-19

postado em 11/03/2020 15:16 / atualizado em 11/03/2020 15:40

(Foto: Divulgação/FIFA/Twitter)
As expectativas pelo adiamento do início das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, em decorrência da contaminação por coronavirus COVID-19, ganharam ainda mais força na tarde desta quarta-feira. A Conmebol se posicionou publicamente via conta oficial no Twitter, apontando a FIFA como a responsável por deliberar sobre a decisão de suspender o início da competição, marcada para os próximos dias 26 e 27 deste mês.
 
Decisão da entidade pode ser divulgada ainda nesta tarde, envolvendo inclusive a partida entre Brasil e Bolívia, marcada para o próximo dia 27, na Arena de Pernambuco. Os ingressos da partida, inclusive esgotaram em menos de 24h de atividade de vendas online.

Os jogos podem ser adiados para atender recomendações de entidades de saúde na tentativa de frear a contaminação global pelo coronavirus COVID-19, elevado à categoria de pandemia pela OMS - Organização Mundial de Saúde, nesta quarta-feira. Segundo a OMS, em números atualizados até o meio dia desta quarta, oito países sul-americanos tiveram 116 casos de contaminação até aqui, sendo 34 confirmados no Brasil e outros 876 suspeitos, além de 880 descartados. Em Pernambuco, são 17 suspeitos e nenhuma confirmação.

"A CONMEBOL analisará detalhadamente cada caso e como isso afeta suas competições e cumprirá as decisões das autoridades de saúde, sempre respeitando as regulamentações locais", afirma a entidade.

"Antes de perguntas frequentes sobre as Eliminatórias do Catar para 2022, a CONMEBOL lembra que esta é uma competição organizada pela FIFA e qualquer notícia a esse respeito será comunicada pelos canais oficiais da entidade controladora", completa.
 
Ainda segundo a Conmebol, jogos da Libertadores e da Sul-Americana acontecem de portões fechados apenas no Paraguai, atendendo a recomendações das autoridades locais.

FIFA adia eventos

Também nesta terça, a FIFA anunciou a remarcação de dois eventos que seriam organizados pela entidade. O 70º Congresso da FIFA, que seria realizado na Etiópia, a reunião do Conselho da FIFA em Zurique, na Suíça, serão remarcados para setembro e junho ou julho, respectivamente.

Confira a nota na íntegra

Devido à disseminação do COVID-19, vários órgãos internacionais e autoridades de saúde pública desaconselharam a organização de eventos internacionais.

As preocupações com a saúde e o bem-estar dos participantes, bem como as restrições de viagens em muitos países, resultaram no cancelamento ou no adiamento de muitos desses eventos em várias partes do mundo.

Ciente disso, e dado o desejo da FIFA de organizar um congresso no qual todas as federações membros possam participar, o Bureau do Conselho da FIFA decidiu reagendar o 70º Congresso da FIFA de sexta-feira 5 de junho de 2020 a sexta-feira 18 de setembro de 2020 em Addis Abeba , Etiópia.

Além disso, a reunião do Conselho da FIFA planejada para sexta-feira 20 de março de 2020 também foi remarcada para uma data a ser confirmada em junho-julho de 2020 na Casa da FIFA em Zurique ou por videoconferência.