Futebol Nacional

SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA SUB-20

Seleção Feminina Sub-20 sofre revés na Copa do Mundo e busca resultado para ir às quartas

Derrotado por 4 a 2 pela Coreia do Norte nesta madrugada, o Brasil perdeu a liderança do grupo para a adversária e precisa de um empate para avançar no torneio

postado em 16/11/2016 12:45 / atualizado em 16/11/2016 13:52

Reprodução/CBF
Na madrugada desta quarta-feira, no Sir John Guise Stadium, na Papua-Nova Guiné, a Seleção Brasileira Feminina Sub-20 sofreu seu primeiro revés na Copa do Mundo 2016 da categoria. Após uma estreia estonteante sobre a dona da casa, com uma goleada de 9 a 0, diante da Coreia do Norte, campeã do torneio em 2006, a Canarinho acabou superada pelo placar de 4 a 2 em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos. Com o resultado, perdeu a liderança do Grupo A para a adversária e ocupa a segunda colocação da tabela - à frente do terceiro colocado pelo saldo de gols.

Diante da Coreia, as brasileiras tiveram a primeira chance ainda aos 11 minutos de jogo com uma cabeçada da volante Laís, mas viram a adversária balançar as redes primeiro e abrir o placar em Port Moresby. Resistentes, empataram a partida com Gabi Nunes, que aproveitou a sobra após um bate e rebate na área. Resultado que, no entanto, não seguraram por muito tempo. Rebote da atacante Hyang Sim, quatro minutos mais tarde, deixou as coreanas na frente de novo. Nos minutos finais da primeira etapa, as adversárias ainda anotaram mais dois tentos sobre a amarelinha, em lances de cobrança de falta, além de um pênalti no acréscimos.

O Brasil fez uma segunda etapa superior, conseguindo descontar com Brenda ainda aos cinco minutos de bola rolando. À frente no placar, a Coreia do Norte optou por manter a troca de passes na zona defensiva para administrar o resultado. No entanto, sem conseguir furar a defesa adversária em mais nenhum momento, a Canarinha encerrou a reação na partida.

Apesar da derrota, o técnico Doriva Bueno se mostrou satisfeito com o desempenho da equipe. Ressaltou o desgaste do grupo e a preocupação em focar-se no próximo confronto da Seleção. "Tivemos um pouco de dificuldade no início de jogo, pois a Coreia pressionou muito a nossa saída de bola. Fomos para o intervalo com 4 a 1 no placar, mas conversamos e sabíamos que era importante fazer o gol logo no início e foi o que fizemos. Infelizmente perdemos a Giovanna (expulsa), com uma menos o desgaste da equipe passa a ser maior e eu tinha que pensar no nosso próximo jogo", analisou.

Próximo confronto
Pela última rodada da fase de grupos, a Seleção enfrenta a Suécia no domingo, às 7h, em Port Moresby. Para avançar no torneio, o Brasil precisa garantir somente um empate diante das suecas. Até a partida, serão três dias de recuperação, treinos e análise adversária. Além dos estudos, para o embate, a pedida do treinador é pela manutenção tática e espírito de decisão das jogadoras em campo.

"Assistimos aos jogos da Suécia na classificatória para o Mundial e às duas primeiras partidas aqui na competição. Vamos estudar mais essa adversária, mas acho que se as meninas entrarem em campo com espírito de decisão e mantiverem a organização tática que tiveram nos nossos dois primeiros jogos, temos tudo para sair com a vitória", concluiu o comandante.

Classificação do Grupo A
Coreia do Norte - 6 pontos (SG: 4)
Brasil - 3 pontos (SG: 7)
Suécia - 3 pontos (SG: 4)
Papua-Nova Guiné - 0 pontos (SG: -16)