
“Já conhecemos a Suécia, apesar de ainda não termos jogado contra. Em Pinheiral (local das fases de treinamento), assistimos aos jogos dela, vimos que a número 9 é rápida, habilidosa e forte. Mas se a gente fizer a transição de jogo rápido, com o nosso toque de bola e passes curtos, elas não conseguem fazer o balanço tão rápido. Vamos fazer isso para ter sucesso contra elas,” analisou a volante brasileira Nicoly, atuante no Ferroviária.
Até a partida, foram três dias de recuperação, treinos e análise adversária. Para o confronto, além dos estudos, a pedida do treinador é pela manutenção tática e espírito de decisão das jogadoras em campo. “Assistimos aos jogos da Suécia na classificatória para o Mundial e às duas primeiras partidas aqui na competição. Vamos estudar mais essa adversária, mas acho que se as meninas entrarem em campo com espírito de decisão e mantiverem a organização tática que tiveram nos nossos dois primeiros jogos, temos tudo para sair com a vitória”, concluiu o comandante.
O treinador ainda não definiu a equipe que entra em campo neste domingo, mas o time já tem um desfalque certo. Isso porque a zagueira Giovanna (Foz Cataratas), titular diante da Coreia do Norte e uma das líderes do grupo, recebeu dois cartões amarelos na partida, foi expulsa e cumprirá suspensão no próximo jogo. Com a escalação indefinida, Doriva ainda não anunciou quem será a substituta na posição. Para compor a zaga ao lado de Daiane (Rio Preto), brigam pela vaga as defensoras Beatriz (Centro Olímpico) e Luana (Ferroviária).
Adversário
Precisando da vitória para ascender à próxima fase, o retrospecto da Suécia no torneio não difere agudamente do desempenho brasileiro. A nuance é percebida somente no saldo de gols acumulado. Na estreia, falharam diante da Coreia do Norte por 2 a 0 e, na segunda rodada, bateram a Papua-Nova Guiné por 6 a 0. Além deste ano, as suecas participaram da competição somente uma vez. Em 2010, edição sediada na Alemanha, caíram justamente nas quartas de final, após uma derrota por 2 a 0 para a Colômbia.
Caso o Brasil se classifique para a próxima fase neste domingo, o adversário a enfrentar nas quartas de final virá do Grupo B, que ainda não tem vagas definidas.
Classificação do Grupo B
Espanha - 6 pontos (SG: 6)
Japão - 3 pontos (SG: 5)
Nigéria - 3 pontos (SG: -4)
Canadá - 0 pontos (SG: -7)
Classificação do Grupo A
Coreia do Norte - 6 pontos (SG: 4)
Brasil - 3 pontos (SG: 7)
Suécia - 3 pontos (SG: 4)
Papua-Nova Guiné - 0 pontos (SG: -16)