Futebol Nacional

BRASILEIRO FEMININO

Se firmar na briga por vaga ou reverter mau início: Sport e Vitória se enfrentam na Ilha

As rubro-negras recebem as Tabocas, após saída do técnico, nesta quarta-feira, ás 15h, na Ilha do Retiro, pela oitava rodada do Brasileiro Feminino

postado em 19/04/2017 08:44 / atualizado em 19/04/2017 10:35

Anderson Freire/Sport Club do Recife
O último confronto entre Sport e Vitória de Santo Antão aconteceu há exatamente uma semana, na última quarta, no Barbosão, em Chã Grande. Entrar em campo novamente nesta quarta-feira, no entanto, será sinônimo de mudança. Após a vitória por 3 a 1 das rubro-negras sobre as tricolores na última rodada - a primeira a nível nacional -, com seis derrotas em sete jogos no torneio, o técnico Beto Coelho entregou o cargo no Vitória. Sem tempo hábil para oficializar um novo nome até a partida, quem colocará o time em campo será o preparador físico Diego de Deus. Nesta quarta, às 15h, na Ilha do Retiro, as pernambucanas voltam a se enfrentar desenhando cenários opostos na competição. Ao Vitória, a tentativa de reverter um péssimo início de temporada. Às rubro-negras, o momento de firmar-se na briga pela classificação.

Ainda na metade da fase de grupos, nenhum time está matematicamente classificado ou desclassificado para a próxima etapa. Mas o cenário que se desenha no torneio indica as rubro-negras, ocupando a quinta colocação com nove pontos, brigando com Audax (13) e Kindermann (10) pelas duas últimas vagas no G4. Iranduba e Corinthians, por sua vez, já estão encaminhados na briga pela liderança. Um tropeço ao Sport desta rodada em diante, portanto, pode custar a classificação. Assim, cabe às rubro-negras fazer valer a vantagem do mando de campo pelos três pontos.

Com o curto intervalo de tempo entre a saída do treinador do Vitória e a partida diante do Leão, o preparador físico Diego de Deus, que colocará a equipe em campo, não deve promover grandes mudanças entre as 11 titulares. A princípio, é certa a permanência da goleira Thalya por mais uma rodada, com a lesão de Sílvia, ainda sem previsão de volta. Além da escalação, o estilo de jogo proposto ainda não deve ser modificado nesta rodada. Qualquer evolução no time só deve ser percebida quando a situação se estabelecer, a equipe permanecendo sob o comando do preparador ou sendo assumida por um novo profissional contratado, como pretende proceder o clube, de acordo com o diretor Alan Rocha.

No time do Sport, o setor ofensivo volta a ser reforçado. A atacante Ariadina, que esteve fora dos últimos dois jogos (contra Iranduba e Vitória) por conta de uma torção no pé, finalizou os trabalhos de transição e voltou a treinar normalmente com o grupo. Assim, torna à equipe junto à meia Jayanne, que voltou de lesão no último jogo, após 20 dias fora dos gramados. Mas ambas devem começar a partida no banco de reservas. A dupla de ataque, portanto, deve permanecer a mesma do último confronto, com Marcella Hulk e Soraya. Com o retorno de Ariadina, o Sport volta a ter força máxima à disposição do técnico Jonas Urias. 

Retrospecto a nível nacional

Campeonato Brasileiro 2017
Vitória 1 x 3 Sport - Pela sétima rodada

Campeonato Brasileiro 2014
Vitória 3 x 0 Sport - Pela quarta rodada
Nesta edição, o Vitória caiu na segunda fase do torneio, enquanto as rubro-negras, sem pontuar, sequer deixaram a primeira.

Copa do Brasil 2013 - Quartas de final
Vitória 1 x 0 Sport
Sport 0 x 2 Vitória

Com a vitória por 3 a 0 no placar acumulado, o Vitória eliminou o Sport e avançou na competição. Nesta edição do torneio, foi vice-campeão, caindo para o São José na final.

Ficha do Jogo

Vitória
Thalya; Gabi, Bruna, Godoi, Jucelia; Rafaela, Rainy, Paloma, Bruna; Geovana, Roberta. Técnico: Diego de Deus

Sport
Lorena; Amanda, Bruna, Girley, Thamires, Rebeca; Laís, Ingryd; Hulk, Regiane, Soraya. Técnico: Jonas Urias.

Local: Ilha do Retiro. Horário: 15h. Árbitra: Deborah Cecilia. Assistentes: Marlon Rafael Gomes de Oliveira e Fabrício Leite Sales. Ingressos: Portões abertos.