Futebol Nacional

FUTEBOL PERNAMBUCANO

Árbitra pernambucana é convocada para apitar nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru

Deborah Cecília, do quadro da FIFA, será uma das representantes brasileiras na arbitragem do torneio feminino a partir do dia 26 de julho

postado em 30/04/2019 09:12 / atualizado em 30/04/2019 09:29

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)</i>
Em meio às diversas críticas sofridas pela arbitragem pernambucana ao longo do Campeonato Estadual, os profissionais do estado recebem um alento com a convocação de Déborah Cecília, componente do quadro de árbitros da Federação Pernambucana de Futebol, para apitar no torneio de futebol feminino dos Jogos Pan-Americanos de 2019, que ocorrerão em Lima, entre os dias 26 de julho e 11 de maio. 

A informação foi obtida através de entrevista concedida pelo diretor de competições da FPF, Murilo Falcão, em entrevista ao Superesportes. Segundo Falcão, a convocação de Deborah Cecília é a coroação de um bom trabalho. “Ela (Deborah) fez um bom trabalho durante o Estadual. Isso (a convocação) deixa a gente tranquilo do ponto de vista da arbitragem nas competições em Pernambuco. Erros acontecem. Mesmo com a instituição do var, estamos vendo que as polêmicas continuam.”

Durante a temporada 2019, Deborah apitou 11 jogos, sendo seis no Pernambucano, entre eles o Clássico entre Sport e Náutico, vencido pelo Leão por 3 a 1. Também esteve presente em um jogo das quartas de finais e como quarta árbitra em uma das semifinais. No Campeonato Brasileiro Feminino, apitou mais cinco partidas. 

Em entrevista ao site da FPF, Deborah externou muita satisfação por representar a arbitragem de Pernambuco no maior evento esportivo das Américas.  “Para mim é uma honra poder representar o meu país, meu Estado e, também, a minha federação. Afinal, ser convocado é o sonho de todo árbitro que almeja chegar à elite do futebol. Portanto, estou muito feliz em poder desfrutar desse momento único em minha carreira e espero desenvolver bem o meu trabalho, numa competição tão importante, quanto os Jogos Pan-Americanos”, contou.

A disputa do torneio feminino se iniciará um dia antes da cerimônia de abertura e terá a sua final disputada no dia 9 de agosto. Além do país-sede (Peru), mais sete nações estão envolvidas na competição, sendo elas Argentina, Colômbia, Costa Rica, Jamaica, México, Panamá e Paraguai. Além da pernambucana, compõem o trio brasileiro as assistentes Daiane Muniz e Leila Moreira, ambas do quadro da FIFA.