Futebol Nacional

CORONAVÍRUS

Adiamento ou não da última rodada da Copa do Nordeste será definida até a terça-feira

Representante dos clubes e da Liga do Nordeste irão definir se mantém ou não jogos da rodada derradeira da primeira fase para o próximo sábado

postado em 15/03/2020 19:36 / atualizado em 15/03/2020 21:13

(Foto: Bruna Costa/Esp DP)
Marcada para o próximo sábado, a última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste pode não ocorrer na data prevista por conta da pandemia do coronavírus. A partir desta segunda-feira, representantes da Liga do Nordeste e presidentes dos clubes começarão a definir sobre a manutenção dos jogos com portões fechados ou o adiamento das partidas. 

Inicialmente, essa decisão sairia em uma reunião previamente agendada para ocorrer em um hotel, no Recife. Mas justamente por conta das precauções com o coronavírus, posteriormente se decidiu que as conversas se darão via conferências pela internet. A ideia é ter um posicionamento final sobre o assunto até a terça-feira. 

Neste domingo, a CBF optou por suspender por tempo indeterminado todas as competições à nível nacional que estão em atividade, como Copa do Brasil (o Afogados receberia a Ponte Preta na próxima quinta-feira), Campeonato Brasileiro Feminino A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20. 

Com relação ao Nordestão, a entidade máxima do futebol nacional optou por passar a decisão de suspender ou não a competição para a Liga. Ainda não há uma definição com relação ao início do Campeonato Brasileiro das Série A, B, C e D. 

Outra definição a ser tomada nos próximos dias diz respeito aos estaduais. Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, afirmou que participará de uma reunião na sede da CBF com outros dirigentes para tratar do assunto. Neste domingo, por determinação do governo do Estado, o jogo entre Santa Cruz e Decisão foi disputado de portões fechados, no Arruda.

Evandro, que na última quinta-feira chegou a chamar a preocupação com a pandemia de coronavírus de uma “paranóia desnecessária”, se mostrou contra repetir a experiência de realizar jogos sem torcida. Por enquanto, a última rodada do Campeonato Pernambucano segue agendada para o próximo dia 25.

“Está havendo uma ação muito forte do sindicato dos atletas contra essas partida, que tem a sua lógica. Se o público não pode ir aos jogos por conta do vírus, os jogadores, os seguranças e todos os profissionais que atuam nas partidas também estão sob risco”, pontuou o dirigente, que já se encontra no Rio de Janeiro. 

Sobre a Copa do Nordeste, Evandro aposta em um adiamento da última rodada. “Como os jogos serão na próxima semana, ainda temos tempo. Mas vamos ter essa reunião na CBF para definirmos o que vamos fazer. Já a Copa do Nordeste é uma competição privada, ela pertence à Liga e a CBF não tem autonomia sobre ela. Mas entendo como impossível continuar, se em âmbito nacional já se decidiu pela paralisação”, finalizou.