Futebol Nacional

CORONAVÍRUS

Presidente da Liga reconhece que Nordestão só voltará em paralelo ao Campeonato Brasileiro

Para Eduardo Rocha, competição regional só será dada por encerrada caso não haja mais jogos no Brasil até o final do ano por conta do Covid-19

postado em 18/03/2020 18:35

(Foto: CBF/Divulgação)
Com as paralisações das competições nacionais por conta da pandemia de coronavírus, muitas incertezas cercam a continuidade do calendário da CBF. Com relação à Copa do Nordeste, o presidente da Liga, Eduardo Rocha, não vê possibilidade da competição ser dada por encerrada. Para o dirigente, como restam apenas cinco datas para o término da disputa (última rodada da primeira fase, quarta e semifinal, além dos dois jogos da decisão), o Nordestão só não retornará caso o futebol fique suspenso pelo resto do ano.

No entanto, o presidente da Liga reconhece que, por conta da paralisação, ainda por tempo indeterminado, caso haja o retorno, os jogos restantes da Copa do Nordeste deverão ser disputados paralelamente aos do Campeonato Brasileiro. Todos os 16 participantes do Nordestão irão disputar o Nacional, distribuídos nas quatro divisões.

“Não existe essa possibilidade (de encerrar em definitivo o campeonato). Isso seria se antecipar aos fatos. Até porque os clubes que disputam a Copa do Nordeste, todos eles, sem exceção, disputam Série A, B, C e D. Então eles irão ficar em atividade. É algo totalmente diferente dos estaduais. Imaginar isso é imaginar que não teremos mais futebol até o final do ano’, argumentou Eduardo Rocha.

“Precisamos de mais cinco datas para encerrar a competição. A Série A e B precisam de 38. Óbvio que o Campeonato Brasileiro é prioridade, mas teremos que encontrar espaços para encaixar essas cinco datas. A Copa do Nordeste terá que ser disputada em paralelo com o Brasileiro. Se tiver que voltar vai ser com o Brasileiro e entre as datas encaixar os jogos da Copa do Nordeste. Mas tudo ainda é muito recente. Vamos aguardar”, finalizou.

Distribuição nacional dos clubes da Copa do Nordeste

Disputam a Série A
Sport, Bahia, Ceará e Fortaleza

Disputam a Série B
Náutico, CRB, CSA, Confiança e Vitória

Disputam a Série C
Santa Cruz, Botafogo-PB e Imperatriz

Disputam a Série D
ABC, América-RN, River e Freipaulistano