Santa Cruz

SANTA CRUZ

Presidente do Santa evita falar sobre cancelamento do PE: 'Quero esperar um pouco'

Constantino Júnior preferiu não se posicionar sobre possível fim do Estadual, alegando que o cenário ainda é 'muito recente' para emitir prognóstico

postado em 18/03/2020 19:06 / atualizado em 18/03/2020 19:19

(Foto: Paulo Paiva/DP)
Depois dos presidentes de Náutico e Sport se posicionarem contra e a favor, respectivamente, do cancelamento do Campeonato Pernambucano devido à pandemia do coronavírus, foi a vez do mandatário do Santa Cruz, Constantino Júnior, dar a sua opinião. Ele, no entanto, evitou comentar sobre o assunto e pediu mais tempo para decidir. 

O pedido pelo fim do Estadual deste ano foi coordenado pelo presidente do Vitória, Paulo Roberto, aceito pelos demais clubes do interior que disputam a competição e deve ser apresentado à Federação Pernambucana de Futebol (FPF) nos próximos dias. Com a suspensão por tempo indeterminado do campeonato local,  os times interioranos alegaram não terem condições financeiras de manter seus respectivos elencos.  

"Estou pedindo um pouco mais de tempo para observar. É tudo muito novo. Não passamos da data limite ainda. Nem do próximo jogo, que seria dia 25. Claro que eles (os clubes do interior) têm as alegações deles, mas precisamos de tempo para analisar o cenário. Tudo o que se falar agora é projeção. Existe uma perspectiva da pandemia se arrastar por mais tempo. Eu não posso tomar uma atitude agora, sem ter embasamento. Claro que a tendência é de uma possibilidade de cancelamento. Mas quero aguardar um pouco mais", afirmou Tininho. 

Além do cancelamento do Campeonato Pernambucano, os dirigentes dos clubes do interior também solicitaram que não haja rebaixamento, mantendo a tabela de classificação do que jeito que está.  Do Trio de Ferro, o Santa Cruz é o líder absoluto do certame, enquanto o Timbu figura na quarta colocação. Logo abaixo, em quinto lugar, está o Sport. Salgueiro, Afogados, Central, Petrolina, Decisão e Vitória, respectivamente em segundo, sexto, sétimo, oitavo, nono e 10º. 

O posicionamento do presidente do Santa Cruz manteve-se o mesmo quando questionado se caso o encerramento do Estadual fosse decretado, o Santa Cruz poderia ganhar o título de campeão. "Aí é uma situação jurídica, não quero me manifestar agora. Preciso ter esse embasamento. Não quero me pronunciar agora. A gente, de maneira legítima, já tinha garantido o direito de participar da Copa do Brasil de 2021. Isso é um direito adquirido", finalizou. 

Em contato com a reportagem do Diario de Pernambuco, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho declarou que a decisão ou não da nulidade do Estadual não cabe à instituição local, mas sim à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). E completou que a medida adotada pela Uefa às confederações de declarar campeões os atuais líderes dos seus campeonatos não poderia ser atribuída ao Estadual, uma vez que o Campeonato Pernambucano é disputado em sistema eliminatório a partir da segunda fase.