Futebol Nacional

CORONAVÍRUS

Governo de PE não pretende utilizar estrutura dos clubes no combate ao coronavírus

Segundo secretário de saúde do estado, André Longo, opção inicial é recuperar estruturas existentes já adaptadas à área médica

postado em 17/04/2020 18:10 / atualizado em 17/04/2020 18:50

(Foto: Montagem/Divulgação)
Logo no início do isolamento social recomendado há pouco menos de um mês para tentar frear a pandemia do novo coronavírus, Náutico, Sport e Santa Cruz colocaram à disposição das autoridades as suas instalações como forma de auxílio no combate à doença. No entanto, pelo menos por enquanto, o Governo do Estado não pensa em utilizar essas unidades como estruturas provisórias. O mesmo se aplica à Arena de Pernambuco.

Vale lembrar que Náutico e Sport disponibilizarem os seus respectivos centros de treinamentos, com os rubro-negros expandindo a ajuda também para a Ilha do Retiro e ginásios. Já o Santa Cruz colocou à disposição a sua sede social. 

Em entrevista coletiva online, o secretário estadual de saúde, André Longo, fez questão de agradecer a iniciativa dos clubes, mas revelou que, à princípio, o Governo prefere optar por recuperar estruturas já adaptadas à área médica, como o hospital Alfa, em Boa Viagem, que estava fechado desde 2018 e passou a ser um centro de referência no combate à Covid-19, com 40 leitos, sendo 20 deles de UTI.

“Inicialmente agradecemos a disponibilidade dos clubes que disponibilizaram seus espaços para que fosse utilizadas como estruturas provisórias, mas em um primeiro momento o governo do estado optou pela estruturas prontas, que estavam abandonadas e precisavam de investimento, como fizemos com o antigo Alfa e também com a maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda, que já funcionavam como hospitais e que tiveram que passar por algumas adaptações”, destacou o secretário, que indicou ainda o pensamento de criar estruturas provisórias no interior do estado para o combate ao coronavírus.

Longo, no entanto, fez questão de pontuar que as opções das estruturas dos clubes bão estão completamente descartadas, caso seja necessário no futuro. “Estamos pensando sim em estruturas provisórias complementares no interior do estado, em Caruaru, Petrolina, Serra Talhada e também em Olinda. Porém, na capital , a opção é por ampliar as estruturas previamente prontas. Não estamos planejando utilizar as estruturas ofertadas (pelos clubes), mas nada impede a depender do transcorrer da pandemia, que algumas dessas áreas possam eventualmente serem utilizadas”, finalizou.
 
Até esta sexta-feira, Pernambuco contabilizava 2.003 casos de Covid-19, com 186 mortes pela doença.