Futebol Nacional

CORONAVÍRUS

Federação projeta para o dia 28 de junho volta do Campeonato Pernambucano

Segundo presidente Evandro Carvalho, caso curva de contágio da Covid-19 esteja sob controle, competição retorna no último domingo do mês

postado em 02/06/2020 17:02 / atualizado em 02/06/2020 17:10

(Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife)
Desde a decisão de paralisação do futebol, no dia 17 de março, por conta da pandemia do novo coronavírus, várias projeções para um possível retorno das competições foram sendo feitas e não cumpridas. No entanto, com o aval do Governo de Pernambuco para o retorno dos treinamentos presenciais no próximo dia 15, parece que, enfim, se chegou a uma data mais concreta para a volta do Campeonato Pernambucano. No caso, o dia 28 de junho.

Em entrevista ao Diario, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol afirmou que, caso a curva de contágio da Covid-19 siga sob controle no estado, os times voltarão a campo no último domingo do mês, para a disputa da última rodada da primeira fase. Nesse caso, os jogos serão realizados sem público.

“Voltar dia 28 é a nossa pretensão. Os relatórios estão sendo excelentes e apontam uma queda (de contágio) então está tudo caminhando bem. Em um cenário de tudo sobre controle, a data é essa”, afirmou Evandro Carvalho. 

Segundo o boletim da secretaria estadual de saúde desta terça-feira, Pernambuco registrou nas últimas 24 horas 608 casos do novo coronavírus, com 58 óbitos. Ao todo, são 35.508 registros da doença, com 2.933 mortes

Ainda segundo Evandro, em um segundo cenário, o Campeonato Pernambucano seria retomado no fim de semana seguinte. “Vamos retornar no dia 28 ou na pior das hipóteses, no pior dos cenários, no dia 5 de julho. Mas tudo indica que no dia 28 será possível.”

Sendo assim, caso o Estadual volte mesmo no primeiro cenário colocado pelo presidente da FPF, os clubes teriam apenas 13 dias de preparação. O que, segundo Evandro Carvalho, não será problema, já que os próprios clubes já informaram aceitar o tempo para treinamento.

“Isso não é problema nenhum. O consenso entre os clubes da Série A e B é de 12 dias (de preparação) e teve clube que pediu só sete, como o Flamengo. O mínimo estabelecido foi de 12 dias e no máximo de 17. Portanto estamos absolutamente dentro da média aprovada por todos os clubes”, informou.

“Até porque essa intertemporada será só para condicionamento físico. Ela é diferente do que se faz na pré-temporada porque os clubes já vinha treinando a parte tática. O que eles vão fazer agora é só o condicionamento físico e vão voltar a fazer as execuções táticas dentro dos jogos. Ou seja, vão treinar jogando a parte tática e técnica. E na parte física, 12 dias dá se sobra. Até agora não houve reclamação de nenhum clube nosso. Nem da capital, nem do interior”, completou Evandro.

Com a volta do Campeonato Pernambucano, o presidente também já começa a projetar a data para o término da competição, uma vez que restam apenas cinco datas (a última rodada da primeira fase, a quarta de final e a semifinal, em jogos únicos, e as duas partidas da decisão). Segundo Evandro, a ideia é finalizar o Estadual até a segunda quinzena de julho.

“Os clubes querem iniciar o Campeonato Brasileiro ainda em julho. O cenário bom para a gente seria encerrar o Pernambucano ainda na primeira quinzena do mês”, concluiu o presidente da FPF.

A última rodada da 1ª fase do PE

Sport x Santa Cruz
Salgueiro x Náutico
Afogados x Vitória
Decisão x Central
Retrô x Petrolina

Santa Cruz e Salgueiro (1º e 2º colocados) já estão garantidos nas semifinais

Retrô, Náutico (12 pontos), Sport (11), Afogados e Central (10), brigam pelas quatro vagas das quartas de final

Petrolina, Decisão e Vitória já estão no quadrangular do rebaixamento. A  eles se juntará o clube que não se classificar para as quartas de final