Futebol Nacional

FUTEBOL PERNAMBUCANO

Pela quarta vez em 6 anos, final do estadual terá confronto entre times do interior e capital

Nesta edição, título será decidido entre o vencedor de um clássico do Trio de Ferro e de um grande duelo sertanejo

postado em 27/07/2020 11:31 / atualizado em 27/07/2020 11:57

(Foto: Divulgação)
As quartas de final do Campeonato Pernambucano foram disputadas neste domingo e, agora, só restam quatro times brigando pelo título estadual. De um lado, o Santa Cruz joga contra o Náutico, em um Clássico das Emoções decisivo, do outro, aquilo que já se desenha como um clássico sertanejo: Salgueiro x Afogados. Com isso, pela quarta vez nos últimos seis anos, o título será decidido em um confronto entre interior e capital. O detalhe é que seis anos atrás, isso era inédito.

Times do interior já haviam sido vice-campeões pernambucanos desde 1997, quando o Porto foi segundo por dois anos seguidos, feito repetido pelo Central em 2007. Essas decisões, porém, foram vencidas pelo Sport sem a disputa de um final, após ganhar os turnos do certame. A primeira vez que um interiorano chegou a uma final propriamente dita foi em 2015, ano em que o Salgueiro eliminou o Leão na semi, mas tropeçou no Santa Cruz na decisão.

Dois anos depois, o próprio Carcará voltou à final, mas fez o caminho inverso. Venceu o Tricolor na semi, mas perdeu para o Sport no último jogo. Já em 2018, mas uma presença do interior na final do Estadual. O Central, que já havia sido vice, chegou a uma final e maneira inédita, passando por América nas quartas e Sport na semi, mas esbarrando no Náutico, na final.

Nesse intervalo, o Clássico das Multidões e 2016, vencido pelo Santa Cruz, e o dos Clássicos de 2019, ganho pelo Sport, foram os únicos sem interioranos. Timbus e corais, inclusive, não protagonizam uma final desde 2004, último título do Náutico antes do troféu sobre o Central.

Dessa vez, porém, será a primeira vez que um time o interior vai chegar a uma final de Pernambucano sem ter que eliminar alguém o Trio de Ferro para isso. Enquanto Sport e Santa Cruz já penaram com quedas para os intermediários, o Retrô foi vítima do Afogados, enquanto o Salgueiro “pulou” a fase de quartas de final. Em caso de final entre Salgueiro e Náutico, inclusive, esta será o segundo troféu do Pernambucano decidido em final no interior, com a primeira em 2017.

OUTRA MARCA

Além disso, o Pernambucano de 2020 pode repetir um feito que não acontece desde 1997. Depois de 23 anos, o certame pode voltar a ter apenas um time do Trio de Ferro no seu top-3. Naquela oportunidade, o Sport venceu, seguido por Porto e Recife (hoje licenciado como Manchete). Agora, em caso de final entre Santa Cruz e Afogados, o terceiro colocado o torneio será o Salgueiro, com Náutico em quarto e Sport, pelo menos, em sétimo.