Futebol Nacional

RETRÔ FC

Com sentimento de 'justiça feita' e 'dever cumprido', Retrô se classifica à Copa do Brasil

Vaga na Copa Nacional veio como melhor não finalista na primeira fase do Pernambucano, algo que foi selado após a vitória do Salgueiro na semifinal

postado em 31/07/2020 18:08

(Foto: Divulgação/Retrô FC Brasil)
Pelo segundo ano seguido, o Retrô galga um novo degrau na pirâmide do futebol brasileiro. Deixando a Segunda Divisão Pernambucana no ano passado, o clube de Camaragibe está na Série D de 2021 e, além disso, garantiu vaga, na Copa do Brasil, que terá ao menos quatro pernambucanos, com, de maneira inédita, dois intermediários. O caçula do Estadual se garantiu na copa nacional ontem, após a definição da final e ficou com um sensação de justiça feita, ao menos foi o relato do diretor de futebol do time auriazul, Gustavo Jordão, que considerou a equipe prejudicada nas quartas de final.

“É um misto e alegria e dever cumprido. Deus escreve certo por linhas tortas. A gente ficou muito chateado com a eliminação no jogo do domingo (derrota para o Afogados nas quartas). A gente tinha certeza que podia ganhar o jogo, mas com as interferências diretas, em dois momentos cruciais, mudaram o resultado da partida. A sensação é um misto de alegria e justiça”, analisou Jordão.

O dirigente do clube camaragibense também reforçou os méritos das conquistas ao trabalho que vem sendo feito no Retrô desde sua profissionalização, ainda em 2019. “A gente encarou essa vaga como um prêmio pelo que se foi feito, pela organização, pela dedicação. E o prêmio da justiça, porque a gente não poderia ter ficado nunca fora dessa semifinal. Os deuses do futebol corrigiram isso no jogo de agora. Mesmo perdendo, a gente ficou com o direito de disputar a Copa do Brasil”.

Ainda sobre o planejamento, na visão de Jordão, os bons resultados conquistados já na primeira temporada no Campeonato Pernambucano são indicativos de que a condução dada à equipe vem sendo feita corretamente. “Eu acredito que é um grande indicador de que a coisa está sendo feita da forma correta. Não é por acaso, não foi sorte. Quem acompanhou o dia a dia da gente, que vem acompanhando como a gente está fazendo tem a certeza de que não foi sorte. Isso foi planejamento, investimento e muito trabalho”, concluiu.

VAGAS NA COPA DO BRASIL

Com a chegada do Salgueiro à final do Pernambucano, o Carcará e o Santa Cruz, que já estavam classificados ao torneio antes da partida, entraram na Copa do Brasil pelas vagas destinadas aos finalistas do certame local. Terceiro colocado na primeira fase, o Retrô fica com a vaga do melhor não finalista nos nove primeiros jogos. O Sport, bem posicionado no Ranking Nacional de Clubes (RNC), herdará um das vagas destinadas aos melhores times do país.

Para o Náutico, a classificação pelo RNC é possível, mas só se terá certeza ao final da temporada. O Timbu também pode ir ao torneio se conseguir se sagrar campeão da Série B. Por mais que extremamente improvável, o Afogados também tem um irrisória chance de voltar à disputa, mas, para isso, precisaria reverter o 3 a 0 aplicado pela Ponte Preta e seguir até o título da edição 2020 do torneio.