Futebol Nacional

FUTEBOL

Ministério da Saúde autoriza volta parcial da torcida na Série A; clubes e estados decidirão

Presidentes pernambucanos acenaram como favoráveis à decisão; FPF diz ter protocolo, mas precisará da formalização de Náutico, Santa Cruz e Sport

postado em 22/09/2020 13:26 / atualizado em 22/09/2020 13:57

(Foto: Camila Pifano/Esp. DP//Rafael Melo/Santa Cruz//Paulo Paiva/DP)
Após três meses da volta das atividades nos jogos de futebol, o retorno do público aos estádios caminha para acontecer em breve. Segundo informou a Rádio Bandeirantes de São Paulo, após avaliar solicitação da CBF, o Ministério da Saúde acenou positivamente para a liberação de 30% da capacidade dos estádios no Campeonato Brasileiro da Série A.

Cenário que também pode viabilizar a abertura para as demais Série da Competição, B, C e D. Porém, o acerto será condicionado primeiramente às secretarias de saúde de cada unidade federativa, assim como ao aval dos próprios clubes, onde não há um consenso claro a princípio.

"A União legisla em termos federais. Ela diz que não há objeção, mas isso não quer dizer nada. É só uma autorização da parte dela. Cada estado tem que fazer o seu protocolo e obter a aprovação individualizada. Nem todos estão liberados. Ninguem está. Ela apenas sinaliza que, da parte dela, não vai entrar com medida contrária à liberação", destacou Evandro Carvalho, ao Diario.

O mandatário da FPF vai além e destrincha os próximos passos que precisam ser adotados para a liberação parcial da torcida nos estádios.

"Primeiro tem que ter a concordância dos clubes. Eles têm que definir o que lhes interessa, e depois têm que ir em cada federação, em cada governo, e fazer um protocolo para encontrar uma solução que o governo autorize. É uma decisão dos clubes. Se eles quiserem, vão pedir", apontou o presidente.

Ainda segundo Evandro, já existe um modelo a ser apresentado à Secretaria de Saúde de Pernambuco. "Já temos tudo, mas não tivemos nenhuma reunião nesse sentido. Porque a CBF ainda não tinha essa confirmação."

Com isso, nos próximos dias a CBF deve convocar os clubes para deliberar a respeito do formato da liberação. "Tem que reunir os conselhos técnicos das Séries A, B e C, para os clubes decidirem por maioria", aponta, antes de ver a possibilidade de não ter público em todos os estados.

"Não necessariamente. Depende da votação, e depende principalmente do estado. Tem estado que não pode, por exemplo, Santa Catarina. A palavra final é do governo do estado. Se eles quiserem, se inicia um processo entre os clubes para ver o que faz."

Cenário pernambucano

Ató a última segunda-feira (21), Pernambuco somava 141.777 casos e 8.025 óbitos registrados de covid-19. Números que apontam o cenário local com estabilidade em relação à média móvel, com queda de 7% comparando aos dados da última quinzena.

Apesar de Náutico, Santa Cruz e Sport se posicionarem favoráveis à liberação do público ao Superesportes no último final de semana, segundo Evandro respectivos presidentes, Edno Melo, Constantino Júnior e Milton Bivar, ainda não sinalizaram o desejo à FPF.

"Só quem falou isso até aqui foram alguns clubes da série. (Sáutico, Santa Cruz e Sport) não encaminharam isso para a federação", afirma Evandro.