Náutico

NÁUTICO

Departamento médico do Náutico confirma que Pedro Carmona sofreu duas lesões musculares

Contusões são consideradas normais no processo de recuperação cirúrgico

postado em 08/01/2015 19:49

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A Press
Destaque do Náutico no início da temporada 2014, o meia Pedro Carmona tem o retorno aos gramados cercado de expectativa. Depois das cirurgias para corrigir as rupturas de dois ligamentos do joelho direito, o atleta vive a reta final de recuperação, mas a volta pode demorar ainda mais do que a previsão inicial. Diante da ausência do jogador neste início de pré-temporada, o departamento médico confirmou a notícia de que ele sofreu duas lesões musculares e que precisará voltar a ser cercado de cuidados.

Apesar de estar relacionado à lesão inicial, o problema atual é na musuculatura da perna esquerda, como explicou o médico Renato Paes Barreto. Ele contou que como rompeu dois ligamentos, Carmona retirou enxertos de tendões da perna direita e também da esquerda. “Em dezembro, durante a cicatrização do tendão da perna esquerda, ele sofreu um estiramento. Algo relativamente normal, mas por se tratar de uma área doadora, requer mais cuidados. Em janeiro, ele sofreu uma nova ruptura dessa fibrose. Por isso, teremos de ter um cuidado maior na recuperação”, destacou.

O médico adiantou ainda que, por conta deste cenário, a musculatura afetada (posterior da perna esquerda) não voltará a ser a mesma, mas que certamente, não afetará seu desempenho dentro de campo. “Claro que o músculo não será o mesmo de antes da lesão, mas para o futebol o desempenho será normal”, acrescentou. De acordo com Paes Barreto, num atleta sem histórico de lesões, a previsão de retorno seria de 15 dias, mas que no caso de Carmona, o período deve ser maior. “Certamente. Até porque ele passou quase nove meses parado. E é sempre bom lembrar que se a recuperação não for bem feita, a lesão pode voltar ainda pior.”