Náutico

NÁUTICO

Náutico e Salgueiro repetem resultado da estreia do Estadual e ficam no empate no Nordestão

Carcará ainda perdeu pênalti no começo da partida do meia Lúcio, ex-Náutico

postado em 05/02/2015 21:39 / atualizado em 05/02/2015 23:29

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A vitória não veio, mas a sensação é de que o resultado poderia ter sido bem pior. No segundo encontro consecutivo com o Salgueiro, desta vez na rodada de abertura da Copa do Nordeste, o Náutico saiu atrás no placar, conseguiu a virada e cedeu o empate. O movimentado 2 a 2 evidenciou a necessidade de uma melhora substancial no futebol do Timbu. Isso, às vésperas do Clássico dos Clássicos que será disputado no próximo domingo, na mesma Arena Pernambuco.

A prometida evolução do Timbu não veio. Na verdade, os primeiros minutos do jogo lembravam bastante o encontro do último domingo. Apesar da pré-temporada, ficou muito claro que o time alvirrubro ainda precisa corrigir uma série de problemas no futebol apresentado até aqui. As inúmeras falhas de posicionamento e, principalmente, a ansiedade dos atletas abriu espaço para que o Carcará começasse a crescer na partida e, não fosse o pênalti displicentemente desperdiçado por Lúcio, o placar teria sido aberto bem antes.

Mas, aos 35 minutos, nem mesmo Júlio César foi capaz de salvar o Náutico. Ao invés disso, o camisa 1 colaborou com o Salgueiro, espalmando a bola cruzada nos pés do atacante Jefferson Berger, que agradeceu e tocou para a meta vazia. Mas vale ressaltar que, considerando toda a jogada, a culpa deve ser distribuída por todo o sistema defensivo, que forneceu o espaço necessário para a construção da mesma.

O desempenho alvirrubro não melhorou na etapa final. Apesar de ter um maior volume de jogo, dominando as ações entre as intermediárias, o Náutico não conseguia levar perigo à meta de Luciano. Visivelmente nervoso, o Timbu errava passes e batia cabeça, sem conseguir furar as linhas de marcação adversária. Em momentos distintos, houve bate-boca entre os próprios alvirrubros.

Quando a paciência da torcida já havia se esgotado e o Salgueiro começava a explorar melhor seus contra-ataques, o Timbu chegou ao empate. Por uma dessas ironias do futebol, a jogada contou com a participação do lateral David, que vinha sendo duramente criticado pela torcida. Pelo menos, até os 19 minutos, quando acertou um cruzamento na cabeça de Josimar, que desta vez balançou a rede de Luciano. A virada foi quase instantânea. Com o Carcará ainda atordoado pelo empate, Renato avançou até a linha de fundo e cruzou rasteiro no pçrimeiro pau. Bem posicionado, Gaston bateu de primeira e venceu Luciano.

Mas a vantagem do Timbu também não durou. A torcida ainda comemorava a virada quando assistiu, atônita, mais um erro grotesco do sistema defensivo. Luciano cobrrou o tiro de meta e Flávio errou o tempo da bola, que sobrou para Anderson Lessa, que encobriu o goleiro com um toque sutil. O Náutico seguiu pressionando até o fim, mas precisou se contentar com o 2 a 2.

Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
Árbitro: Sebastião Rufino Filho (PE).
Assistentes: Clóvis Amaral da Silva (Asp Fifa-PE) e Albino Andrade Albert Júnior (PE).
Gols: Jefferson Berger (aos 35’ do 1ºT), Josimar (aos 19’ do 2ºT), Gaston (23’ do 2ºT) e Anderson Lessa (aos 26’ do 2ºT).
Cartões amarelos: João Ananias, David e Bruno Alves (NAU); Pio e Luciano (SAL).
Público:1.822
Renda: R$ 26.850,00

Náutico 2
Júlio César; David, Elivelton (Diego, aos 31’ do 1ºT), Flávio e Gaston; João Ananias, Helder (Renato, aos 17’ do 2ºT), Fillipe Soutto e Bruno Alves; Josimar e Stéfano Yuri (Jefferson Renan, ao 32’ do 1ºT). Técnico: Moacir Júnior.

Salgueiro 2
Luciano; Marcos Tamandaré, Ranieri, Luiz Eduardo e Marlon; Rodolfo Potiguar, Vitor Caicó (Pio, aos 32’ do 2ºT), Moreilândia e Lúcio (Alexson, aos 27’ do 2ºT); Berger e Kanu (Anderson Lessa, aos 16’ do 2ºT). Técnico: Sérgio China.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2015/02/05/1077/20150205220603961275i.JPG', 'id_content': 3042506L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/nautico/2015/02/05/galeria_nautico,1077/fotos-nautico-estreia-na-copa-do-ne-contra-o-salgueiro.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: N\xe1utico estreia na Copa do NE contra o Salgueiro', 'id_pk': 1077L, 'id_conteudo': 3042506L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: N\xe1utico estreia na Copa do NE contra o Salgueiro', 'id_treeapp': 46, 'descricao_destaque': 'Em noite de m\xe1 atua\xe7\xe3o, o N\xe1utico recebeu o Salgueiro na Arena Pernambuco, em jogo v\xe1lido pela 1\xaa rodada da Copa do Nordeste.', 'schema': 'foto_12711703576'}