Náutico

PERNAMBUCO

Náutico, Santa Cruz e Sport sofrem com falta de atacantes decisivos na temporada 2015

Equipes já buscam reforços para o setor ofensivo para sequência do ano

postado em 10/04/2015 13:00 / atualizado em 10/04/2015 14:12

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Existe um ponto crítico em comum entre Náutico, Sport e Santa Cruz nesta temporada. Algo que preocupa e muito. O ataque das equipes têm apresentado um rendimento abaixo do esperado. Não à toa, a figura de um homem de frente está na lista de aquisições para o restante da temporada. Algo urgente. Afinal, se forem somados todos os gols das equipes, sai uma modesta média de 1,4 gols por partida nesta temporada.

Entre os três, o ponto mais crítico está no Santa Cruz. A equipe coral disputou dez partidas na temporada. Marcou nove gols. Quatro foram do ataque. Um número baixo. Menos de um tento por duelo. Quem encabeça a lista de maiores marcadores é o contestado Betinho, com três gols marcados. O outro foi assinado por Anderson Aquino. Por outro lado, Bruno Mineiro, que sofre com lesões, além de Waldison e Thiaguinho ainda estão em branco. O mesmo acontece com Nathan, que sequer estreou pelo clube. Para resolver este caso, o Tricolor cogita acertar com Edmilson, que está no Red Bull de São Paulo.

Já no Náutico a média de gols é de 1,41 gols por partida e o ataque foi responsável exatamente pela metade. Ainda assim, é um setor que tem acompanhado o baixo rendimento da equipe e ninguém se firmou como titular absoluto. Nem mesmo Josimar, autor de seis gols na temporada. Não à toa, o Timbu busca reforços para todos os setores incluindo a linha ofensiva.

No Sport, os números são um pouco melhores. O ataque rubro-negro fez 20 dos 33 gols. Ainda é o setor que mais sofre com mudanças na escalação. Só para se ter como referência, Diego Souza, Joelinton, Felipe Azevedo e Samuel já atuaram como homens de referência. Nenhum deles, teve uma sequência satisfatória. A partida decisiva contra o Bahia, no último domingo, teve um resumo deste cenário. Samuel começou a partida, mas foi substituído por Joelinton e o time perdeu gols importantes. Dessa maneira, o Sport também planeja acertar com um novo atacante para a Série A.

Os números do ataque do Sport
33 gols em 20 jogos
1,65 gols por partida
60% dos gols foram marcados pelo ataque (20 gols)
5 gols de Elber/ 4 gols de Felipe Azevedo/ 3 gols de Mike/ 3 gols de Samuel/ 3 gols de Joleinton/ 2 gols de Diego Souza

Os números do ataque do Náutico
24 gols em 17 jogos
1,41 gols por partida
50% dos gols foram marcados pelo ataque (12 gols)
6 gols de Josimar/ 4 gols de Renato/ 1 de João Paulo/ 1 de Bruno Alves

Os números do ataque do Santa Cruz
9 gols em 10 jogos
0,9 gol por partida
44,44% dos gols foram marcados pelo ataque (4 gols)
3 gols de Betinho/ 1 gol de Anderson Aquino