Náutico

NÁUTICO

Metrorec garante operação para jogo do Náutico, mas governo recomenda transporte privado

Em nota, Secretaria das Cidades prioriza uso de transporte privado para ir à Arena

postado em 15/07/2015 16:07 / atualizado em 15/07/2015 16:37

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Paulo Paiva/DP/D.A Press
O plano de mobilidade dos poderes públicos - municipais e estadual - para o jogo Náutico x Flamengo, desta quarta-feira à noite, é, praticamente, a inexistência de transporte público. Diante de um cenário de greve por tempo indeterminado dos rodoviários e a ameaça de paralisação dos metroviários (por falta de segurança), embora o Metrorec garanta o funcionamento do metrô, a Secretaria das Cidades do Governo do Estado recomenda ao torcedor que busque alternativas privadas de deslocamento até a Arena Pernambuco: ônibus fretados pelo próprio Náutico, transporte solidário em veículos particulares e táxis.

Em uma praça esportiva que fora projetada para que o carro não fosse o principal modal de transporte, o torcedor tem sido forçado a conviver com a falta de mobilidade para a Arena Pernambuco em dia de jogos. Para a partida desta quarta-feira, decisiva para o Timbu na Copa do Brasil, não vai ser diferente. Com o agravante da greve dos rodoviários e a ameaça de interrupção do funcionamento do metrô por parte do sindicato dos metroviários.

As cenas de selvageria no sistema metroviários provocadas por vândalos ligados às organizadas de Santa Cruz e Náutico no último sábado, amedrontou usuários e funcionários do metrô. Com isso, o Sindmetro já havia decretado paralisação no domingo, quando o Sport enfrentou o Palmeiras. Para a partida desta quarta-feira, contudo, os trabalhadores ainda não definiram pela paralisação.

Isso porque, segundo Levi Judson, diretor do Sindmetro, a entidade de classe ainda não recebeu comunicado oficial da CBTU/Metrorec acerca do efetivo policial nas plataformas e estações do metrô. “Até o momento, estamos sabendo pela imprensa”, adiantou Levi Judson. “Uma comitiva de dirigentes sindicais está no sistema acompanhando e monitorando o andamento da operação de segurança nas plataformas”, informou.

Ainda segundo o diretor, o Sindmetro acha o efetivo de 50 policiais em serviço nas principais estações do Metrorec uma quantidade baixa. “O sindicato vê nesse quantitativo um número insuficiente. A gente vê situação de risco, em horário de pico, para se administrar. Além disso, não fomos informados a partir de que horas o policiamento vai estar disponível”, afirmou. “Estamos orientando os trabalhadores a se protegerem, sobretudo. Em primeiro lugar, a defesa dos trabalhadores, que também é a segurança dos usuários”, arrematou.

Metrorec garante funcionamento
De acordo com Salvino Gomes, assessor de imprensa do Metrorec, a quantidade de policiais disponibilizada corresponde à solicitada pela empresa. Por conta disso, pelo fato de ser jogo de torcida única e, também, por entender que os alvirrubros vão optar por outros meios de transporte - uma vez que não haverá metrô após a partida -, Salvino Gomes acredita que o sistema vai poder operar normalmente nesta quarta-feira. “Para não penalizar ainda mais o trabalhador. Nós vamos garantir o funcionamento, através de supervisores, instrutores e gerentes da área de trens.”

Esquema de segurança
323 policiais no total

144
na área interna

129
na área externa

50
nas estações (no mínimo, cinco por estação)

 

Reprodução