Náutico

SEGURANÇA

Esquema de segurança para Clássico dos Clássicos menor do que no Clássico das Multidões

Ao todo, 549 policiais vão fazer a segurança do jogo; na semana passada foram 564

postado em 26/02/2016 15:40 / atualizado em 26/02/2016 15:45

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Paulo Paiva/ DP
A Polícia Militar divulgou nesta sexta-feira o esquema de segurança para o Clássico dos Clássicos, no próximo domingo, na Ilha do Retiro. A operação contará, ao todo, com 549 oficiais fazendo a vigilância dos torcedores. Eles estarão distribuídos entre o interior do estádio, a área externa e as principais vias de acesso ao estádio. Além desses locais, as estações de metrô e os terminais de ônibus, palcos recorrentes de brigas de torcidas, terão a segurança reforçada para evitar depredação. O efetivo é ligeiramente inferior ao do Clássico das Multidões, que contou com 564 policiais.

De acordo com a nota divulgada pela PM, serão 163 policiais do Batalhão de Choque e do CIPCães dentro da Ilha. Já nos arredores, sob o comando do 12º BPM, 315 agentes ficam responsáveis pela segurança dos cidadãos. Os 71 restantes serão alocados nos terminais integrado de passageiros e nas estações de metrô, com suporte de carros e motos.

A Secretaria de Defesa Social aproveitou para anunciar a ferramenta “WhatsApp Torcedor”. Através de um número de celular (98606-9880), os torcedores poderão enviar imagens, vídeos e denúncias sobre práticas de violência ou qualquer outro tipo de crime. Embora a Polícia garanta que toda a operação será monitorada através de câmeras de segurança do CICCR, o pedido foi reforçado para que os torcedores colaborem com os relatos. “É muito importante destacar que o WhatsApp do Torcedor não substitui o 190, que continua disponível e operando normalmente (CICOM/SDS)”, ressalta a nota da SDS.

Metrô
A CBTU Recife também divulgou seu esquema de trens para Sport x Náutico. A operação especial se inicia três horas antes do jogo - às 13h, portanto -, e termina até duas horás após o fim da partida (ou seja, às 20h). Caso haja maior demanda de trens, a CBTU garante um acréscimo de locomotivas na circulação, cujo monitoramento será feito a partir do Circuito fechado de TV.

Segue abaixo a circulação padrão e ampliada, que a CBTU Recife adotará para o evento:

- Linha Centro: circulará com um mínimo de 9 trens podendo chegar a 12 trens.
Intervalos de 5 minutos.

- Linha Sul: Circulação com um mínimo de 6 trens podendo chegar a 7 trens.
Intervalos de 6 minutos.