Náutico

NÁUTICO

Náutico precisa melhorar o desempenho fora de casa na Série B para brigar pelo acesso

Em 2015, Timbu teve média de pontos como visitante inferior ao de outros postulantes ao acesso; este ano, já começou com o pé esquerdo com duas derrotas

Fernando Ribeiro/Futura Press/Folhapress
O tropeço em casa contra o CRB (1 x 1), na 36ª rodada da Série B de 2015, foi considerado como determinante para o Náutico não ter brigado pelo acesso à primeira divisão. Naquele momento, de fato, o resultado deixou o Timbu distante do G4. Mas atribuir o insucesso a um só jogo é minimizar um calo que há algum tempo atrapalha o Náutico: o desempenho do time como visitante.Um fantasma que já assusta o time alvirrubro neste ano.

Nas duas últimas edições da Série B, o Náutico conseguiu apenas nove vitórias - de um total de 36 partidas. Foram mais nove empates, resultando num aproveitamento de 31,6%. No ano passado, foram cinco vitórias em 19 jogos. Dezenove pontos somados de um total de 57. Aproveitamento de 33,3%, um pouco acima dos 29,8% registrados em 2014. Inferior, entretanto, ao desempenho como visitante dos quatro clubes que conquistaram o acesso: Botafogo, Santa Cruz, América-MG e Vitória.

A necessidade de melhorar o desempenho fora de casa está presente no discurso dos atletas alvirrubros, que, agora, precisam praticá-lo. "Sempre quando a gente sai para jogar (fora de casa), a gente sai com o objetivo de trazer a vitória, mas, infelizmente, nem sempre é de acordo com o que a gente quer. Mas a gente está focado. A gente sabe que a Série B é um campeonato longo, mas que a gente tem que disparar agora. Começar a ganhar dentro, fora de casa , fazer a nossa pontuação. Se a gente tem a meta de subir o Náutico a gente tem que focar agora, desde o início", afirmou o meia Caíque Valdívia.

Duas derrotas
Neste ano, o Náutico já coleciona duas derrotas na Série B deste ano. Jogos contra Criciúma e Londrina que poderiam, inclusive, ter um fim diferente não fosse a inoperância do sistema ofensivo. Os gols perdidos causaram as derrotas. Na próxima terça-feira, o time tem a chance da redenção. Que, caso aconteça, será em grande estilo: contra o Bahia, na Fonte Nova.
 
O desempenho do Náutico  fora de casa

Na Série B 2014
4 vitórias
5 empates
10 derrotas
29,8% de aproveitamento

Na Série B 2015
5 vitórias
4 empates
10 derrotas
33,3% de aproveitamento

Desempenho dos quatro primeiros da Série B de 2015

Botafogo
10 vitórias
4 empates
5 derrotas
59,64% de aproveitamento

Santa Cruz
5 vitórias
6 empates
8 derrotas
36,84% de aproveitamento

Vitória
8 vitórias
5 empates
6 derrotas
36,84%  de aproveitamento

América-MG
5 vitórias
6 empates
8 derrotas
36,84% de aproveitamento