Náutico

NÁUTICO

Em partida quase perfeita, Náutico vence o Avaí e segue em busca de metas traçadas na Série B

Timbu foi bem na marcação, aproveitou chances e segue em busca do 100% de aproveitamento nos jogos finais do primeiro turno do Brasileiro da Série B

postado em 22/07/2016 23:21 / atualizado em 22/07/2016 23:44

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP
Se no futebol a regra básica para vencer é marcar gols e não sofrê-los, o Náutico foi quase perfeito na noite desta sexta-feira, na Arena de Pernambuco. Com dois gols no primeiro tempo, um no início e outro no fim da etapa inicial, e mais um na etapa final para garantir a vitória, o Timbu conquistou mais três pontos ao vencer o Avaí por 3 a 1 e segue sonhando em encostar no G4 da Série B. Uma vitória com o sabor de alívio, já que há três rodadas o Alvirrubro só conhecia o gosto das derrotas.

Com o resultado, o Náutico voltou a ocupar a 7ª posição, um dos postos desejados por Gallo neste momento. Porém, seis jogos ainda serão realizados neste sábado e o Timbu pode terminar a 17ª rodada caindo até no máximo à 10ª posição. 

Sem Yuri Mamute e Bergson, o técnico Alexandre Gallo não foi incoerente ou fez invenções. Parece que o discurso de fazer o simples, falado por praticamente todos os jogadores durante a semana foi assimilado. Por isso, não mudou a formação que utilizou no último treino que a imprensa acompanhou. Escalou a equipe em um 4-4-2 e colocou Hugo e Renan Oliveira marcando no meio e a dupla Rony e Jefferson Nem abertos nas pontas.

Com esse esquema, o time foi eficiente no que era necessário. Soube aproveitar as chances como há muito tempo não fazia. Logo com um minuto de partida, o atacante Rony deu sorte no chute de Jefferson Nem que saiu cruzado, mas o suficiente para sobrar para o camisa 7, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol. 

A eficiência na primeira finalização seguiu na marcação. Durante todo o primeiro tempo o Avaí quase não chegou ao gol de Júlio César e os alvirrubros começaram a explorar o contra-ataque. Foi assim que Jefferson Nem e Rony começaram a sofrer faltas que se converteram em cartões amarelos. Azar o de Renato Silveira, que acabou com duas arrancadas do camisa 7 e foi expulso com 30 minutos de partida - com dois cartões amarelos.

Mesmo com um jogador a mais, o Náutico não soube aproveitar a vantagem númerica de pronto. A boa apresentação ficou resumida à boa marcação. Isso até os 45 minutos, quando Hugo cobrou escanteio e Eduardo desviou para o gol ainda na primeira trave: 2 a 0 no placar e nenhum sinal de reação do adversário.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/07/22/1661/20160722231949222046e.jpg', 'id_content': 3297448L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/nautico/2016/07/22/galeria_nautico,1661/fotos-nautico-3-x-1-avai.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: N\xe1utico 3 x 1 Ava\xed', 'id_pk': 1661L, 'id_conteudo': 3297448L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: N\xe1utico 3 x 1 Ava\xed', 'id_treeapp': 46, 'descricao_destaque': 'Em partida eficaz, time alvirrubro vence na Arena PE e segue em busca de metas tra\xe7adas na S\xe9rie B', 'schema': 'foto_12711703576'}

Segundo tempo
As mudanças para começar o segundo tempo foram apenas nas peças. O Avaí mudou dois jogadores, mas não conseguiu perfurar o bloqueio timbu. Gallo continuou investindo nos contra-ataques e sempre no “desafogo” do time. As bolas tinham endereço certo e procuravam os pés de Rony ou Jefferson Nem. Tanta insistência deu resultado aos 19 minutos da etapa final. Com um pouco de sorte, é verdade. Joazi cruzou, a defesa do Avaí desviou ao ponto de atrapalhar o goleiro Renan e Jeffferson Nem só empurrou para o fundo das redes.

Com 3 a 0 no placar não havia motivo para se arriscar em mais nada e Gallo aproveitou para dar mais tempo de jogo a peças como Walber e Ygor. A partida só não foi perfeita porque o Náutico permitiu que, aos 42 minutos do segundo tempo, Lucas Coelho completasse escanteio e diminuísse o placar. 

Além de continuar na busca pelo G4, agora mais perto, o Náutico manteve viva a meta de ter 100% de aproveitamento até o fim do 1º turno. Um objetivo que tem tudo para contiuar sendo cumprido na próxima rodada, quando o Timbu recebe o Tupi, um dos piores times da Série B. 

FICHA DO JOGO

Náutico 3
Júlio César; Joazi (Walber, aos 24’ do 2ºT), Rafael Pereira, Eduardo e Gaston; João Ananias (Ygor, aos 19’ do 2ºT), Maylson, Renan Oliveira e Hugo (Tiago Adan, aos 28’ do 2ºT); Jefferson Nem e Rony. Técnico: Alexandre Gallo.

Avaí 1
Renan; Renato, Renato Silveira, Fábio Sanches e Capa; Luan, João Filipe, Jajá (Toshi, no intervalo) e Diego Jardel (Lucas Coelho, aos 20’ do 2ºT); Rômulo e William (Romarinho, no intervalo). Técnico: Silas.

Estádio: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Leandro dos Santos Ruberdo (SP)
Gols: Rony (aos 1’ do 1ºT), Eduardo (45’ do 1ºT) e Jefferson Nem (aos 19’ do 2ºT); Lucas Coelho (aos 42' do 2ºT)
Cartões amarelos: Rômulo e Renato Silveira (AVA)
Expulsão: Renato Silveira (AVA)
Público: 2.147  
Renda: R$ 28.010