Náutico

NÁUTICO

Técnico do Náutico diz que ainda estuda duas formações táticas para escalar time titular

Dado também já trabalha equipe para enfrentar situações críticas no jogo

postado em 13/01/2017 19:24 / atualizado em 13/01/2017 20:26

Rafael Brasileiro/DP
Após realizar o primeiro treino coletivo da temporada 2017, o técnico Dado Cavalcanti também teve seu primeiro contato com a imprensa na pré-temporada. No encontro, o técnico explicou um pouco do que aplicou na movimentação e garantiu que o esquema ainda não está definido. O 4-1-4-1 desenhado na tarde da quinta-feira foi apenas um teste. Muita coisa ainda pode mudar na visão do técnico.

“Ainda é um teste. Estou trabalhando em cima de duas formações possíveis. Posso variar do 4-1-4-1 para o 4-3-3. Do 4-4-2  também posso fazer uma variação de losango no meio”, explicou o técnico.

O questionamento sobre a formação evoluiu para como o time se comportou durante o treinamento. Como em um determinado momento o técnico chegou a escalar Marco Antônio como primeiro volante, ficou no ar a dúvida se isso poderia ser uma escalação inicial. Mas, pela resposta de Dado, isso só deve ocorrer em algum momento crítico da partida.

“São situações utilizadas no treino. O meio de campo com o Marco, Maylson, Rodrigo e Dudu é muito qualificado. Eu posso utilizar outro meio de campo com Negretti, João e com outro meia. O sistema utilizado ainda não é esse. Foi para ver como eles se sentiam como eles interagiam. Aquele treino de ontem (quarta) foi uma oportunidade de testar essas interações e, por isso, testei o Marco para iniciar as jogadas. Isso pode ser usado no campeonato muito mais em condição de necessidade extrema. Para buscar uma virada, um empate. Algo desse tipo. O treinamento é a oportunidade de testar essas mudanças”, detalhou.

Pouco tempo para trabalhar

Apesar de ter sido a primeira equipe a começar a pré-temporada, Dado Cavalcanti ainda acha que o tempo disponível é pequeno. "A dificuldade maior e natural é de estabelecer o conceito de jogo. Como é tudo muito novo e são muitas informações temos pouco tempo para passar tudo. Estamos tentando utilizar todo o tempo possível para passar algo. Chamo os jogadores de forma individual para passar e receber alguma informação. Temos feitos palestras também com os jogadores utilizando o departamento de desempenho com exemplos práticos de jogo para passar tudo isso.”