Náutico

NÁUTICO

Náutico contrata preparador para implantar mesmo método usado pela seleção alemã

Sistema de preparação física usada pelo experiente Flávio Trevisan também é utilizado por Bayern de Munique e por franquias da NFL e NBA

postado em 13/12/2017 19:05 / atualizado em 13/12/2017 20:13

Paulo Fernandes/Vasco.com.br
A diretoria do Náutico fez mais uma contratação para a próxima temporada. Dessa vez, para a comissão técnica. Com mais de 30 anos de profissão e com passagens por clubes como Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Atlético-PR, Coritiba, Internacional e mais recentemente Vasco, onde estava até a metade deste ano, o preparador físico Flávio Trevisan aceitou o convite do técnico Roberto Fernandes para trabalhar no Timbu em 2018. Além da amizade pessoal com o treinador, com o quem trabalhou no Brasiliense e Atlético-GO, em 2010, outro aspecto que motivou o acerto foi a chance de implantação no Timbu de um sistema de preparação física usado em franquias da NBA e da NFL e, no futebol, adotado por vários clubes e seleções, como a da Alemanha, atual campeã mundial.

Criado nos Estados Unidos, em 1999, a Exus se baseia em quatro pontos principais: mentalidade (entendimento e conscientização sobre o sistema), nutrição, movimento e recuperação. A seleção alemã utiliza o método desde 2005. Não por acaso, o sistema foi implantado também na maioria dos clubes da Bundesliga, como o poderoso Bayern de Munique. Na Europa, o inglês Everton, o português Sporting e o turco Galatasaray também o utilizam. No Brasil, por enquanto, apenas Atlético-PR (desde 2015) e Flamengo (a partir deste ano).

"Estava no Vasco até o meio do ano e aproveitei esse restante do ano para estudar. Fiz o curso Exus, que é um sistema ímpar e que no Brasil apenas 40 pessoas fizeram o curso completo. No futebol esse número é ainda menor. Vim para o Náutico pela amizade com o Roberto e também para introduzir esse sistema no Náutico. Logo, logo muitos outros clubes também irão aderir a esse método. Comecei a colocar o Exus um pouco em prática no Vasco, mas como já havia outra metodologia isso foi interrompido. O Náutico será o primeiro clube onde o sistema será implantado desde o início", apostou Flávio Trevisan, que estará presente nesta quinta-feira no centro de treinamento do clube para o início da pré-temporada alvirrubra.

Essa, no entanto, não será a primeira passagem do preparador físico no futebol de Pernambuco. No ano passado, esteve no Santa Cruz, com o técnico Milton Mendes, quando ajudou o clube coral a conquistar os títulos da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano. Além disso, outra ligação com o Estado está diretamente ligada ao Náutico, já que Trevisan era o preparador físico do Grêmio na Batalha dos Aflitos, em 2005.

"Mas no ano seguinte, o Náutico também conseguiu o acesso à Série A. Foi uma conquista importante para o clube. Aquilo foi uma demonstração que o Náutico tem força para se reerguer. Algo que queremos fazer novamente neste ano", analisou o preparador, que ainda tem no curriculo passagens pelo futebol do Catar e do Japão, além de ter trabalhado também no Colo Colo, do Chile.

"O Flávio é um profissional que dispensa comentários e que vem acreditando no nosso projeto. Apesar de todo esse investimento, o gasto com a nossa comissão técnica é inferior ao que tínhamos esse ano", finalizou o vice de futebol timbu, Diógenes Braga.