Náutico

NÁUTICO

Na estreia em 2018, Náutico apresenta futebol pobre e arranca empate com o Itabaiana-SE

Com time completamente reformulado em relação a 2017, Timbu sofreu para segurar o 0 a 0 no primeiro jogo do mata-mata do pré-Copa do Nordeste

postado em 08/01/2018 22:01 / atualizado em 09/01/2018 00:15

@wendellrezende / AOItabaiana
Em um início de temporada atípico, já tendo uma decisão na estreia após apenas 21 dias de pré-temporada e com uma equipe completamente reformulada, é preciso dar os devidos descontos ao Náutico. Mas, mesmo assim, a primeira impressão desse novo time alvirrubro não foi das melhores. De uma pobreza técnica preocupante, o time pernambucano limitou-se a defender e sai do estádio Etelvino Mendonça tendo o empate por 0 a 0 com o Itabaiana como lucro na disputa por uma vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste. E uma cota de R$ 500 mil.

No próximo sábado, na Arena de Pernambuco, quem vencer avança na competição. Uma nova igualdade sem gols leva a decisão para os pênaltis, enquanto que um empate com gols classifica a equipe sergipana pelo critério de gols fora de casa.

O jogo
Como não poderia ser diferente, as primeiras impressões do novo time do Náutico foram de muita luta, disposição, mas sem qualquer primor técnico. Afinal, dos 11 titulares, nove faziam a sua estreia oficial, após pouco apenas 21 dias de treinamentos na pré-temporada. Por sinal, algo semelhante ao próprio Itabaiana. Assim, o primeiro tempo foi de dar dor na vista, praticamente sem chances de gols de lado a lado.

Atuando no esquema 4-3-3, com dois atacantes abertos e o recém-chegado Daniel Bueno de centroavante, o Náutico só não foi completamente nulo ofensivamente por conta de um chute por cima do meia-atacante Clebinho, aos 15 minutos. Por sinal, dando mais uma vez os devidos descontos de um início de temporada, o jogador foi o pior do time alvirrubro, errando praticamente tudo o que tentou.

Da mesma forma, o meia Wallace Pernambucano, em tese o principal responsável pela criatividade do time, também apareceu pouco na partida, sem conseguir distribuir o jogo. Para piorar, o técnico Roberto Fernandes ainda foi obrigado a queimar uma substituição com a lesão do zagueiro Camacho, logo aos 16 minutos. Camutanga entrou em seu lugar. 

Se ofensivamente o Náutico pouco fez, defensivamente os destaques ficaram por conta do lateral-esquerdo Gabriel Araújo, bem participativo, e dos volantes Negretti e Hygor. Ainda assim, com mais posse de bola, o Itabaiana foi melhor. E só não desceu para o vestiário atrás do marcador por conta da falta de pontaria do meia Léo Mineiro, que aproveitando um buraco na defesa alvirrubra e cara a cara com Jefferson, mandou para fora, aos 26, na chance mais clara da etapa inicial.

Segundo tempo
As duas equipes voltaram com as mesmas formações para a etapa final. E assim como havia terminado o primeiro tempo, o Itabaiana seguia mais perigoso em campo. Ao ponto de abrir o placar aos sete minutos, quando o atacante Douglas tirou a bola das mãos de Jefferson, porém o árbitro Luiz César Oliveira marcou falta no goleiro timbu. Nesse momento, o time da casa já pressionava os alvirrubros. Toda a etapa seria dos donos da casa.

Porém, com dois times limitados tecnicamente, em início de temporada, e atuando em um gramado irregular e duro, criar uma chance real de gol seria artigo de luxo. Algo que o Itabaiana ainda conseguiu duas vezes seguidas com o atacante Salatiel em duas belas finalizações, aos 26 e 27 minutos. Na primeira, mandando na rede pelo lado de fora e, na segunda, obrigando Jefferson a fazer uma boa defesa.

Já para o Náutico, que viveu de marcação, chutão e bolas alçadas na área de forma improdutiva, o empate sem gols acabou sendo lucro. Mas talvez não seja suficiente para avançar à fase de grupos no próximo sábado, na Arena de Pernambuco. Preocupante.

Ficha do jogo

Itabaiana 0
Andrade; Carlos Henrique (Eusébio), Diego Bispo, Ramon e Juninho; Mica, Eduardo, Léo Mineiro (Salatiel) e Bida (Moisés); Douglas e Paulinho Macaíba. Técnico: Gilberto dos Santos.

Náutico 0
Jefferson; Thiago Ennes, Rafael Ribeiro, Camacho (Camutanga) e Gabriel Araújo; Negretti, Hygor e Wallace Pernambucano (Jobson); Clebinho (Wagner Lauretti), Daniel Bueno e Fernandinho. Técnico: Roberto Fernandes.

Local: Estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana (SE).
Árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães (CE).
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira e Armando Lopes de Sousa (ambos do CE).
Cartões amarelos: Camacho, Daniel Bueno (N), Carlos Henrique, Paulinho Macaíba (I).
Público: 1.094.
Renda: R$ 22.300.