Náutico

NÁUTICO

Boa defesa e vindo de queda de rendimento: conheça o Bragantino, adversário do Náutico

Massa Bruta já foi campeão da Série C duas vezes, em 2000 e 2007

postado em 14/08/2018 09:00 / atualizado em 14/08/2018 14:17

Rafael Moreira/C.A. Bragantino
Após o empate em 1 a 1 contra o Remo em Belém-PA, que fechou a participação do Náutico na fase de grupos da Série C, começaram as duas semanas mais importantes do Timbu no ano. O adversário das quartas de final será o Bragantino, clube do interior de São Paulo, que ficou na quarta colocação do Grupo B. O Superesportes levantou dados sobre a campanha do adversário do Alvirrubro e o que se pode esperar dele para o mata-mata. 

A equipe de Bragança Paulista disputa a Terceira Divisão pela quarta vez. Nas duas primeiras, em 2000 e 2007, sagrou-se campeão. A terceira, em 2017, correu sério risco de rebaixamento e se salvou com a chegada do atual técnico, Marcelo Veiga. O treinador é figurinha carimbada na história do Alvinegro. Esta é a sua sexta passagem pelo clube e agora ele está incumbido da missão de levar o Braga à Série B de novo.

Alguns jogadores do atual elenco tem história no clube, como o atacante Léo Jaime, o zagueiro Guilherme Mattis (ex-Santa Cruz) e o meia Danilo Bueno. Apesar das idas e vindas na carreira, eles já defenderam o Bragantino por oito, seis e sete temporadas, respectivamente. Além deles, quem também defende o Alvinegro é o atacante Fernandinho, que esteve no Náutico no início do ano.  

O Massa Bruta é também a equipe que mais tomou cartões amarelos na Série C. São 69 em 18 jogos, uma média de 3,8 cartões por jogo. Quanto à parte defensiva, ele possui a terceira melhor defesa do campeonato, com apenas 16 gols sofridos em 18 jogos, sendo que a metade entrou na rede alvinegra nos 30 primeiros minutos de jogo. Quanto às questões ofensivas, o Bragantino tem o pior ataque dentre os oito clubes das quartas de final. São 21 tentos marcados nos 18 jogos da primeira fase, tendo como artilheiros o atacante Matheus Peixoto e o meia Adriano Paulista, com quatro gols. Uma das principais características do time é a bola aérea, buscando jogadas na linha de fundo com os pontas e laterais. 

Nas últimas cinco rodadas, o desempenho é ruim. Foram apenas uma vitória, dois empates e duas derrotas. Números que mostram uma queda de rendimento, mas que não diminui a dificuldade do jogo. O técnico do Náutico, Márcio Goiano, se diz ciente do que esperar do Bragantino e se mostra atento ao time paulista. “A gente já está estudando (o Bragantino). Já estamos buscando informações sobre o adversário. Conheço bem o treinador (Marcelo Veiga). Então isso é importante, conhecer a leitura da forma tática que o treinador adversário joga, então a gente estuda a cabeça do jogador e o individual dos atletas, para que a gente possa fazer um grande jogo”, comentou. 

Campanha do Bragantino na 1ª fase da Série C

29 pontos
8 vitórias
5 empates
5 derrotas
53% de aproveitamento
21 gols marcados
16 gols sofridos

Como mandante

17 pontos
5 vitórias
2 empates
2 derrotas
63% de aproveitamento
10 gols marcados
7 gols sofridos
7º melhor aproveitamento do Grupo B

Como visitante

12 pontos
3 vitórias
3 empates
3 derrotas
44% de aproveitamento
11 gols marcados
9 gols sofridos
3º melhor aproveitamento do Grupo B

Linha do tempo do Bragantino na primeira fase


1ª rodada

2ª rodada

3ª rodada

4ª rodada

5ª rodada

6ª rodada

7ª rodada

8ª rodada

9ª rodada

10ª rodada

11ª rodada

12ª rodada

13ª rodada

14ª rodada

15ª rodada

16ª rodada

17ª rodada

18ª rodada

Campanha do Bragantino

16 rodadas no G4
2 rodadas fora do G4 (6º duas vezes)
2 rodadas na liderança
1 rodadas na vice-liderança
3 rodadas em 3º lugar
10 rodadas em 4º lugar