Náutico

NÁUTICO

Diretoria do Náutico solicitará ao MP presença de torcida única em jogos nos Aflitos

Ação visa coibir cenas de violência, como as ocorridas na última terça-feira e deve se estender a partidas pelo Nordestão e aos clássicos estaduais

postado em 16/01/2019 12:54 / atualizado em 16/01/2019 14:33

Júlio Jacobina/DP
No dia seguinte ao registro de cenas de violência protagonizadas por membros de facções organizadas, a diretoria do Náutico decidiu protocolar pedido junto ao Minstério Público via Federação Pernambucana de Futebol para a presença de torcida única nos jogos da Copa do Nordeste nos Aflitos. O pedido se estenderá também aos clássicos estaduais contra Sport e Santa Cruz, com mando de campo alvirrubro, pelo Campeonato Pernambucano.

A informação foi confirmada pelo presidente do Náutico, Edno Melo, em entrevista ao Superesportes. "O pedido será feito via Federação. Entraremos em contato com a FPF para que se faça a solicitação ao Ministério Público e esperaremos a decisão do MP sobre a questão”, afirmou Edno.  

Esta solicitação acontece um dia após cenas de confronto entre torcidas organizadas serem registradas ao redor dos Aflitos, na primeira partida oficial recebida pela estádio após sua reinauguração. “É fundamental tomarmos alguma providência para coibir a ação desses marginais que usam camisa de torcida organizada para fazer baderna”, esclarece o presidente do Timbu. 

Medidas do clube

O Náutico também prepara medidas internas para a punição de torcedores das organizadas do clube que estiverem envolvidos em confusão. O vice-presidente do Conselho Deliberativo, Ivan Rocha, deve colocar em pauta na próxima reunião de conselheiros a proibição da entrada de torcedores com passagens pela polícia em ocorrência de violência no estádio dos Aflitos. 

“A ideia é proibir a entrada de componentes de torcidas organizadas que tenham passagem na polícia por causa de violência nos estádios. A diretoria não está satisfeita com o que aconteceu e temos que tomar providências a fim de assumirmos nossa parcela de responsabilidade”, coloca o conselheiro. 

Ivan Rocha afirma ainda que esta decisão não pode ser isolada e que há a necessidade de uma articulação com os outros clubes e as autoridades estaduais. “É uma questão em que será necessário o engajamento dos outros clubes e que terá de ser discutida com a polícia, a Federação e os órgãos competentes. Nós do Conselho, junto com o Executivo do clube, estamos dispostos a fazer o que for preciso para que fatos como esse não se repitam, para que os torcedores que desejam ir com suas famílias, possam ir e circular livremente sem correr riscos”.

Outra providência a ser tomada anunciada pelo clube, segundo Ivan, é exclusão de torcedores com o perfil violento do quadro de sócios do clube. “Vamos tentar conseguir os nomes, pois temos o projeto de retirar estas pessoas do quadro de associados do Náutico. Se é vinculado a TO e tem passagem por violência na polícia, esse tipo de pessoa não pode ser sócio do Náutico, pois atenta contra a sociedade e contra os princípios da associação”, salienta o vice-presidente do conselho.