Náutico

COPA DO NORDESTE

Pela história: Náutico e Santa Cruz podem protagonizar 1ª final pernambucana na Copa NE

Até hoje, em 14 edições do torneio, apenas três vezes a final foi disputada por clubes do mesmo estado. Em todas, com equipes baianas

postado em 08/05/2019 09:00 / atualizado em 08/05/2019 08:20

<i>(Foto: Anderson Freire/Esp. DP FOTO)</i>
Rivais centenários, Náutico e Santa Cruz têm uma missão em conjunto nesta quinta-feira. Avançarem da semifinal e protagonizar a primeira decisão pernambucana da história da Copa do Nordeste. Algo que esteve perto de ocorrer apenas duas vezes, em 14 edições do torneio. Alias, uma final regional envolvendo clubes de um mesmo estado já é algo raro por si. Desde 1994, foram apenas três oportunidades. Todas com equipes baianas. A última em 2003.

Nos jogos únicos das semifinais, o Náutico enfrenta o Botafogo-PB, em João Pessoa, enquanto o Santa Cruz encara o Fortaleza, também fora de casa. Não há vantagem do empate para nenhum clube. Com isso, caso os confrontos terminem em igualdade, a definição dos finalistas sairá nos pênaltis. Obviamente, quem vencer se classifica.

A primeira vez que Pernambuco esteve perto de protagonizar uma final de Copa do Nordeste foi em 2002, curiosamente também com Náutico e Santa Cruz. Porém, ambos caíram nas semifinais para Bahia e Vitória, respectivamente. Os dois rivais baianos já haviam decidido a competição em 1997. 

Em 2003, ano da última final com clubes de um mesmo estado, o Vitória conquistou novamente a taça, dessa vez sobre o Fluminense de Feira de Santana. Vale lembrar, no entanto, que essa foi uma das edições mais esvaziadas da Copa do Nordeste, sem a participação dos clubes pernambucanos e também do Bahia. 

Voltando aos pernambucanos, a outra chance do Estado fazer uma final do Nordestão veio em 2016, quando na semifinal, o Santa Cruz encarou o Bahia, enquanto o Sport teve como adversário o Campinense. Porém, enquanto os tricolores despacharam os baianos, o Leão não fez a sua parte, caindo para os paraibanos nos pênaltis. Na decisão, os corais levariam a taça pela primeira vez para o Arruda.

Ao longo da história, outras três vezes dois clubes pernambucanos chegaram juntos às semifinais. Porém, nesses casos, para se enfrentarem. Na primeira, em 2001, o Sport eliminou o Náutico em jogo único nos Aflitos. Já em 2014 foi a vez do Santa Cruz cair para os rubro-negros em duas partidas. Feito repetido em 2017, quando o Leão perdeu a ida na Ilha do Retiro, mas deu o troco no Arruda.

Já em outras quatro oportunidades times de um mesmo estado também fracassaram na missão de realizarem juntos a final do Nordestão. Em 1999, em um regulamento diferente, com as semifinais realizadas por meio de dois quadrangulares, Fortaleza e Ceará não conseguiram avançar para a decisão. No ano seguinte, o Vitória chegou ao último jogo, mas viu o Poções-BA cair na outra semifinal para o Sport, que ficaria com o título.

Em 2013, ano que marcou a retomada da Copa do Nordeste, Fortaleza e Ceará chegaram juntos na semifinal, mas foram surpreendidos por Campinense e ASA-AL, respectivamente, com os paraibanos levantando a taça. E por fim, em 2015, a dupla Bavi perdeu a oportunidade de fazer a terceira decisão entre eles. O Bahia até fez a sua parte eliminando o Sport na semifinal, porém, o Vitória caiu frente o Ceará, que faturaria o título daquela edição. 

As semifinais com dois pernambucanos

2001
Náutico x Sport
Bahia x Fortaleza

Final
Bahia x Sport (Bahia campeão)

2002
Santa Cruz x Vitória
Náutico x Bahia

Final
Bahia x Vitória (Bahia campeão)

2014
Ceará x América-RN
Sport x Santa Cruz

Final
Ceará x Sport (Sport campeão)

2016

Santa Cruz x Bahia
Sport x Campinense

Final
Campinense x Santa Cruz (Santa Cruz campeão)

2017
Vitória x Bahia
Sport x Santa Cruz

Final
Bahia x Sport (Bahia campeão)