Náutico

NÁUTICO

Tanto faz? Aproveitamento do Náutico praticamente não muda com ou sem Thiago

Com o prata da casa, o Timbu possui rendimento de 53.8%; sem ele, 50%

postado em 08/08/2019 08:30 / atualizado em 08/08/2019 08:48

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP )</i>
Na tarde da última quarta-feira, o departamento médico do Náutico confirmou uma baixa importantíssima para o elenco na reta final da Série C. Trata-se do prata da casa do Timbu, Thiago, atacante que vêm sendo vital para o desempenho do clube. Porém, apesar de ser importante para o elenco, os números mostram que o rendimento é praticamente o mesmo com ou sem o atleta de 18 anos jogando. Ao menos estatisticamente.  

O atacante esteve campo em 13 oportunidades na Série C. O Alvirrubro anotou seis vitórias, três empates e quatro derrotas, tendo o prata da casa balançado as redes cinco vezes, em três vitórias e um empate. Na ocasião, o 1 a 1 com o ABC, o 3 a 1 diante do Confiança, o 2 a O contra o Sampaio Corrêa e, por fim, o 2 a 1 contra o Botafogo-PB. Nos dois triunfos restantes, o Náutico venceu o Treze, dentro e fora de casa, pelo placar de 1 a 0 - totalizando, assim, 53,8% de aproveitamento.

Ao mesmo tempo, quando o prata da casa não jogou - em duas oportunidades -  o rendimento do Náutico mostrou-se quase o mesmo. O Timbu venceu uma e perdeu uma, ou seja, conquistou 50% dos pontos disputados. A vitória ocorreu no 4 a 2 diante do Imperatriz, em partida válida pela 2ª rodada da Série C. Enquanto a derrota aconteceu na última rodada da Série C, por 2 a 0 contra o Globo-RN. Inclusive, na partida em específico, ficou perceptível a pobreza de produção no setor direito de ataque dos pernambucanos - setor em que o jogador se destaca ao lado do lateral Hereda.

Caso o Náutico repita o aproveitamento de 50% sem Thiago nas duas rodadas finais do grupo A contra Sampaio Corrêa e Botafogo-PB, respectivamente, o Timbu chegaria aos 27 pontos para enfrentar, na última rodada, o Santa Cruz, nos Aflitos. Esta projeção, aliás, foi estipulada pelo técnico Gilmar Dal Pozzo após a derrota para o Globo-RN como suficiente para a classificação ao mata-mata. 
 
Com cinco marcados, sendo um dos artilheiros da Série C, Thiago foi diagnosticado com lesão de grau dois no músculo adutor da coxa direita. Com isso, o atacante ficará ausente dos gramados por até três semanas, perdendo as duas próximas partidas do Náutico. Na ocasião, contra o Sampaio Corrêa, já na próxima segunda-feira nos Aflitos, e Botafogo-PB, dia 18, fora de casa. Thiago só retornaria na última partida da primeira fase da Terceirona, diante do Santa Cruz, nos Aflitos.  

Aproveitamento com Thiago : 53,8% 

13 jogos 
6V, 3E e 4D 

Jogos

Náutico 3 a 1 Confiança
Náutico 1 a 0 Treze 
Ferroviário 0 a 1 Náutico
Imperatriz 2 a 0 Náutico
Náutico 2 a 1 Botafogo-PB 
Náutico 1 a 1 ABC
Santa Cruz 1 a 0 Náutico
Sampaio Corrêa 0 a 2 Náutico
Náutico 2 a 2 Globo-RN
Confiança 1 a 1 Náutico
Treze 0 a 1 Náutico
Náutico 0 a 1 Ferroviário  
ABC 2 a 0 Náutico
 
Aproveitamento sem Thiago: 50%  
 
2 jogos
1V e 1D 

Jogos

Náutico 4 a 2 Imperatriz
Globo-RN 2 a 0 Náutico