Náutico

NÁUTICO

Náutico aposta em integração direta entre a Copa Pernambuco e o técnico Dal Pozzo

Timbu acredita que a Série B de 2020 seja mais um 'ano de boas revelações'

postado em 05/11/2019 10:39 / atualizado em 05/11/2019 11:04

<i>(Foto: Léo Lemos/Náutico)</i>
Sob o comando do técnico Dudu Capixaba, auxiliar do treinador Gilmar Dal Pozzo, o elenco do Náutico disputa a Copa Pernambuco pelo grupo B. A equipe é composta por jogadores do sub-23, sub-20, sub-17 e principal, como acontece com Rhaldney, Renan, Yuri  Lucas Paraíba. A participação do Timbu na disputa é mais um investimento do clube, para manter o alto percentual de jogadores da base atuando em campo pelo profissional.

Campeão da edição de 2011 da Copa, o Náutico hoje prioriza as possíveis revelações em campo, já projetando uma parceria com o elenco principal, dirigido por Gilmar Dal Pozzo. “O intuito maior na Copa Pernambuco é de monitorar os atletas da base. E dar oportunidade para que os destacados sejam observados, para então passar um relatório ao professor Gilmar Dal Pozzo”, revelou Dudu, à reportagem do Superesportes.

Ressaltando que todo o grupo passa por um processo de monitoramento e avaliação, o técnico apontou alguns dos nomes que se sobressaem em campo. É o caso do volante Celestino, do zagueiro Carlão, do lateral Bahia e dos atacantes Neto e Júlio. A marcação positiva do treinador também atinge uma dupla que atua em mais de uma função. O meia e atacante, Carpina. E o volante e meia, Luís Felipe.

No elenco profissional, Jefferson, Thiago, Hereda, Diego Silva, Robinho e Luiz Henrique são nomes que surgiram das categorias de base da casa e brilharam na temporada do Alvirrubro neste ano. Para o próximo desafio do clube, agora na atmosfera da Série B, o vice-presidente do Náutico, Diógenes Braga, quer repetir o resultado. “É um projeto que deu certo. Fizemos ano passado e já surtiu efeito. Agora, usamos a Copa Pernambuco com o técnico em harmonia com o comando de Gilmar. A gente quer dar continuidade. O Náutico tem todo o potencial de fundador e exportador de talentos”, disse Diógenes.

“Dudu é auxiliar técnico de Gilmar, e trata diretamente com ele. E utiliza os atletas que têm uma possibilidade maior. A gente acredita que surjam alguns frutos, a expectativa é que novamente tenhamos um ano de boas revelações, e que em 2020 a gente tenha mais atletas vindos da base”, comentou Diógenes, em entrevista ao Superesportes.

O vice-presidente relembrou ainda que no ano de 2016, quando ocupava a presidência da Comissão de futebol, estabeleceu no regimento interno do clube a determinação de que, no mínimo, 25% do elenco principal fosse composto por atletas da base. E a prática está dando certo. “Sob o meu comando, a menor taxa foi 40%, nunca esteve abaixo disso”, declarou orgulhoso.
 

EXEMPLO 

Atualmente, o investimento do clube alvirrubro em suas pratas da casa serve, inclusive, de ‘modelo’ para um rival do estado pernambucano. Em processo de reformulação do estatuto, o Santa Cruz pretende acrescentar alguns pontos voltados para as categorias de base do clube, e para isso, estuda seguir os passos do Náutico, e cravar obrigatoriedade percentual de peças do elenco principal oriundas da base.

 

AGENDA NA COPA PERNAMBUCO

O próximo duelo do Náutico, pela Copa Pernambuco, será no dia 13 desse mês, diante da equipe do Vera Cruz, fora de casa.