Náutico

NÁUTICO

Agrônomo do Náutico explica reforma do gramado dos Aflitos e vê processo avançado

Peter Gati reforçou importância do trabalho de revitalização feito no campo e prometeu estádio em condições de jogo até estreia do Pernambucano

postado em 02/01/2020 18:50 / atualizado em 02/01/2020 18:59

(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
Onze dias após o último jogo nos Aflitos - amistosos entre Náutico e ABC -, o gramado da casa alvirrubra entrou em processo de revitalização e já está perto de ser entregue em condições de jogo, ao menos é o que garantiu o engenheiro agrônomo do clube, Peter Gati, em entrevista exclusiva ao Superesportes. Segundo ele, a estreia do Pernambucano já poderá ser na Rosa e Silva. O amistoso contra o Treze, porém, segue sem definição.

Peter Gati reforçou que o trabalho que está sendo realizado no gramado dos Aflitos é recorrente, acontece anualmente para garantir boas condições do campo ao longo da temporada e melhorar as condições da grama. Ele descreveu os principais processos que estão sendo feitos.

“A gente faz o corte vertical, que é para tirar o colchão da grama, que é aquela parte da raiz que vai se formando e tornando o solo impermeável, sem permitir que a água entre no gramado para sair pela drenagem. Depois a gente faz o banho de areia, a descompactação e a aeração do gramado para que ele aguente o ano todo”.

Peter também explicou o processo rotineiro de manutenção do gramado, composto por três cortes semanais e adubação mensal, além de eventuais cortes verticais leves, bem menores que os que foram feitos desta vez. Ele ainda garantiu as condições do estádio para o jogo de estreia do clube no Campeonato Pernambucano, marcado para o próximo dia 19, contra o Sport.

“No dia dezenove tem o jogo pelo Pernambucano e esse gramado já vai estar pronta para esse jogo. Nós já estamos no processo final, amanhã a gente termina a colocação da areia, o top dressing, como a gente chama, e fica faltando fazer só a aeração e a adubação para que a grama volte a ter a coloração normal, verde intenso, para que a gente possa ficar fazendo só a manutenção e fica normal para jogo. Então, dia 19, contra o Sport, o gramado vai estar pronto para o jogo”.

Peter ainda explicou como funciona o processo de aeração, que será o próximo a ser feito no gramado, ao final da colocação da areia. Ele previu a realização dessa etapa já para o sábado, enquanto a segunda-feira deve ter a adubação do campo.

“É uma máquina, que, na parte traseira dela, tem pinos sólidos. Essa máquina vai jogando os pinos de encontro ao solo, em uma inclinação tal que ela bate, penetra no solo e joga um pouco do solo para trás e esse processo vai deixando o solo mais fofo. Ele descompacta e faz a aeração do gramado. a aeração é importante para poder a raiz da planta ter mais espaço e oxigênio para ela absorver o adubo e essas coisas mais”.

NÁUTICO X TREZE

Com a situação da grama, ainda não é certeza se o Náutico terá condições de mandar o amistoso contra o Treze, no próximo dia 12. Vale ressaltar que o primeiro confronto, marcado para o dia 8, em Campina Grande, já teve seu lugar alterado, indo do Amigão para o Presidente Vargas, ambos na cidade agrestina. Segundo o vice-presidente alvirrubro, Diógenes Braga, a definição sobre o local do estádio deve estar saindo nesta sexta.

“A gente está fazendo a rechecagem dos Aflitos, mesmo, vendo a questão da grama, como ela está, a resposta dela ao processo que está sendo feito, esse pente fino, reajuste. Está indo muito bem, então estamos estudando a possibilidade de estar sendo nos Aflitos mesmo, de acordo com a condição da grama”.